DIREITO DO CONSUMIDOR: DIREITOS DIFUSOS, COLETIVOS, INDIVIDUAIS HOMOGÊNEOS

Autores/as

  • Marcus Vinícius Lopes Ribeiro Faculdade Santo Antônio
  • Victor Santos Netto Faculdade Santo Antônio
  • Luiz Márcio dos Santos Faculdade Santo Antônio

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14866

Palabras clave:

Proteção consumerista. Interesses transindividuais. Defesa coletiva.

Resumen

No âmbito do Direito do Consumidor, os direitos são categorizados em difusos, coletivos e individuais homogêneos. Os direitos difusos são caracterizados pela indeterminação dos titulares e pela indivisibilidade do bem jurídico tutelado, abrangendo interesses de um grupo indeterminado de pessoas, como o direito ao meio ambiente saudável e à saúde pública. Os direitos coletivos referem-se a interesses de um grupo determinado de pessoas, mas que também são indivisíveis, como o direito dos moradores de um bairro a serviços públicos adequados. Já os direitos individuais homogêneos dizem respeito a danos sofridos de forma similar por um grupo de consumidores, permitindo a defesa coletiva de direitos individuais, como no caso de consumidores afetados por uma propaganda enganosa.

Biografía del autor/a

Marcus Vinícius Lopes Ribeiro, Faculdade Santo Antônio

Estudante do curso de direito, Faculdade Santo Antônio. 

Victor Santos Netto, Faculdade Santo Antônio

Estudante do curso de direito, Faculdade Santo Antônio. 

Luiz Márcio dos Santos, Faculdade Santo Antônio

Orientador do curso de direito, Faculdade Santo Antônio. Bacharel em ciências jurídicas e sociais Unitau orientador. Especialista em história e cultura afro-brasileira e indígena, Uninter. Mestre em Desenvolvimento humano, formação, políticas e práticas sociais Unitau. Professor de Direito, diversas disciplinas jurídicas e metodologia de pesquisa científica. 

Publicado

2024-07-09

Cómo citar

Ribeiro, M. V. L., Santos Netto, V., & Santos, L. M. dos. (2024). DIREITO DO CONSUMIDOR: DIREITOS DIFUSOS, COLETIVOS, INDIVIDUAIS HOMOGÊNEOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 1325–1339. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14866