EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM GOIÁS: PERSPECTIVAS ALÉM DO TEMPO DE PERMANÊNCIA EM SALA

Autores/as

  • Anailda Borges CEPI Nossa Senhora do Montesserrate

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14833

Palabras clave:

Educação em Tempo Integral. Goiás. Permanência em sala. Ampliação da jornada.

Resumen

O Ensino em Tempo Integral tem se expandido no Brasil. No Estado de Goiás, essa modalidade é implementada nos Centros de Ensino em Período Integral (Cepi). Este estudo tem como objetivo demonstrar a eficiência educacional em escolas de período integral. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos, dissertações, livros e sites. O estudo revela que a Educação em Tempo Integral se difere da Educação Integral. Além disso, embora esse modelo esteja em voga na atualidade, ele já se apresentou em vários momentos da nossa história. Por fim, os resultados indicam que este modelo educacional vem apresentando resultados superiores aos da escola regular. Ademais, a Educação em Tempo Integral demanda mais do que a ampliação da jornada escolar para 7 ou 9 horas; ela requer a criação de um ambiente propício para o desenvolvimento integral dos estudantes, com ações que envolvam o currículo básico e a inclusão de aspectos socioemocionais e culturais.

Biografía del autor/a

Anailda Borges, CEPI Nossa Senhora do Montesserrate

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2014) e Graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás — UEG (2005). Atualmente ocupa o cargo de Gestora Escolar do CEPI Nossa Senhora do Montesserrate.  

Publicado

2023-01-31

Cómo citar

Borges, A. (2023). EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM GOIÁS: PERSPECTIVAS ALÉM DO TEMPO DE PERMANÊNCIA EM SALA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 1426–1438. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14833