A EFICÁCIA DA INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA SÍNDROME DE DOWN: UM ESTUDO DE CASO

Autores/as

  • Bruna Carraro Tostes Universidade Iguaçu
  • Daniele Martins do Nascimento Universidade Iguaçu
  • Luana de Oliveira Barbosa Universidade Iguaçu
  • Elaine Aparecida Pedrozo Azevêdo Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14799

Palabras clave:

Síndrome de Down. Fisioterapia. Hipotonia. Pediatria.

Resumen

Síndrome de Down é uma alteração genética, caracterizada por uma desordem cromossômica em que a presença de um cromossomo extra no par 21, presente desde o desenvolvimento intrauterino, podendo ocorrer de três formas: trissomia 21, translocação ou mosaicismo. O diagnóstico geralmente é realizado na vida intrauterina através da ultrassonografia para avaliar a Translucência Nucal, tendo como fator de risco o avanço da idade materna, e possível idade paterna. Metodologia: Os métodos de tratamento utilizados foram: Fortalecimento para MMSS e MMII, treino de equilíbrio, estimular pinça fina e cognitivo, adequar arco plantar e treino de marcha. Materiais e métodos: Este estudo trata-se de um relato de caso, sendo a paciente do serviço de Fisioterapia da Clínica de Ensino e Pesquisa em Fisioterapia da Universidade Iguaçu. Fez-se necessário o uso de alguns equipamentos chaves para a conclusão do diagnóstico neurofuncional elegendo assim o melhor tratamento, visando um bom prognóstico. Resultados: Os resultados deste estudo foram obtidos através de correlações realizadas com a Escala Motora Infantil de Alberta, onde realizou avaliação e reavaliação da paciente no período de 10 meses, constatou-se e comparou-se os ganhos através da fisioterapia. Conclusão: Baseado nas informações, conclui-se que a Síndrome de Down, afeta o desenvolvimento motor e cognitivo, que quando tratada de forma precoce e adequada é possível que o paciente tenha ganhos consideráveis para uma melhor qualidade de vida. Neste trabalho foram apresentados os ganhos, sendo comprovada a eficácia da atuação fisioterapêutica, provando sua importância para que o prognóstico do paciente seja satisfatório.

Biografía del autor/a

Bruna Carraro Tostes, Universidade Iguaçu

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Iguaçu.

Daniele Martins do Nascimento , Universidade Iguaçu

Discente do Curso de Fisioterapia da Universidade Iguaçu.

Luana de Oliveira Barbosa, Universidade Iguaçu

Discente do Curso de Fisioterapia da Universidade Iguaçu.

Elaine Aparecida Pedrozo Azevêdo, Universidade Iguaçu

Docente da graduação de Fisioterapia e Mestre em Ciência da Reabilitação; Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Iguaçu. 

Publicado

2024-06-29

Cómo citar

Tostes, B. C., Nascimento , D. M. do, Barbosa, L. de O., & Azevêdo, E. A. P. (2024). A EFICÁCIA DA INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA SÍNDROME DE DOWN: UM ESTUDO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 4352–4371. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14799