INTERVENÇÕES EM RISCOS E DESASTRES: O PAPEL DA PSICOLOGIA NO ACOLHIMENTO DAS DEMANDAS EMOCIONAIS DA POPULAÇÃO QUE SOFRE COM AS ENCHENTES NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Diego da Silva UniEnsino
  • Rosa Kioko Ilda da Silva UniEnsino
  • Evandinei Dal Molin UniEnsino

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14265

Palavras-chave:

Psicologia. Desastres. Rio Grande do Sul.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre o papel da Psicologia no acolhimento as demandas emocionais da população que sofre com as enchentes no Rio Grande do Sul. Para tanto foi realizada pesquisa de revisão narrativa de literatura em bases de dados científicos, realizando-se um texto argumentativo e descritivo sobre o atual assunto. Considera-se que com as enchentes ocorridas no referido estado, a população está propensa ao desenvolvimento de aspectos emocionais negativos, como por exemplo, ansiedade, depressão, Stress Pós Traumático, sofrimentos, dependência química, transtornos do sono, etc. A Psicologia, como uma profissão preparada para atuar diante das demandas psicológicas pode realizar um trabalho de acolhimento, escuta qualificada, psicoeducação e acima de tudo oferecer apoio para que tais pessoas possam ter habilidades de enfrentamento mais adaptativas com tudo o que tem ocorrido com esta população.

Biografia do Autor

Diego da Silva, UniEnsino

Psicólogo clínico. Mestre em Medicina Interna e Ciência da Saúde pela UFPR. Doutorando em Administração pela Universidade Positivo. Docente do curso de Psicologia da UniEnsino.

Rosa Kioko Ilda da Silva, UniEnsino

Discente do curso de Psicologia da UniEnsino.

Evandinei Dal Molin, UniEnsino

Discente do curso de Psicologia da UniEnsino.

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Publicado

2024-05-27

Como Citar

Silva, D. da, Silva, R. K. I. da, & Molin, E. D. (2024). INTERVENÇÕES EM RISCOS E DESASTRES: O PAPEL DA PSICOLOGIA NO ACOLHIMENTO DAS DEMANDAS EMOCIONAIS DA POPULAÇÃO QUE SOFRE COM AS ENCHENTES NO RIO GRANDE DO SUL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 5378–5390. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14265