PROTOCOLO DE ADOÇÃO DE POTRO ÓRFÃO – RELATO DE CASO

Autores/as

  • Kauê Alves Braga UNINASSAU
  • Kleberson Conrado Araújo UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14242

Palabras clave:

Potro. Neonatologia. Nutrição.

Resumen

O instinto materno é definido pelo cuidado da mãe com seu neonato, isso inclui os cuidados primários, interações sociais, amamentação, visto que o colostro é de suma importância para o desenvolvimento saudável da cria, proteção contra possíveis perigos e predadores. Sabe-se que um bom instinto materno é um componente primordial para a sobrevivência e crescimento da cria. O manejo de potros órfãos é um grande desafio na neonatologia equina, isso porque exige cuidados frequentes e também de trabalho intensivo, visto que é nesse momento que o potro necessita de cuidados nutricionais mais eficazes.

Biografía del autor/a

Kauê Alves Braga, UNINASSAU

Discente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário – UNINASSAU/UNIFACIMED, 2024.

Kleberson Conrado Araújo, UNINASSAU

Docente. Médico Veterinário Doutor do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário – UNINASSAU/UNIFACIMED, 2024 – Mestre em Produção Animal, pelo programa de mestrado profissional em produção animal da Universidade Brasil - UNICASTELO, Descalvado-SP. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal - FACIMED (2014) e graduação em Tecnologia em Zootecnia pelo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DE MATO GROSSO - CAMPUS SÃO VICENTE (2009).

Publicado

2024-05-23

Cómo citar

Braga, K. A., & Araújo, K. C. (2024). PROTOCOLO DE ADOÇÃO DE POTRO ÓRFÃO – RELATO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 4516–4524. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14242