O CONVÍVIO FAMILIAR COM A CRIANÇA AUTISTA

Autores/as

  • Elisabeth Mendes Belo Universidad Europea del Atlántico
  • Ítalo Martins Lôbo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Maria Claudia Gama Fialho Macêdo Universidade Federal de Pernambuco
  • Silvania da Silva Lima Faculdade Futura
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Tharik de Souza Fermin Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14215

Palabras clave:

Autismo. Distúrbio. Convívio familiar.

Resumen

O objetivo deste trabalho é refletir e analisar sobre constituição da descoberta do ser Autista em uma estrutura familiar. Acreditando que a identificação dos desvios no desenvolvimento da criança com transtornos pertencentes ao espectro autista e no acompanhamento e o engajamento da família como passos fundamentais na intervenção psicanalista, este estudo busca avaliar o processo evolutivo da criança autista em contexto de intervenção direta e indireta, a partir das respostas da sua relação parental ( pais e mães). Para um melhor entendimento neste trabalho farei uma divisão em partes, num primeiro momento falarei sobre a história do Autismo, em seguida sobre o Autismo e suas características comportamentais tais com distúrbio do relacionamento; distúrbio da fala e da linguagem; distúrbio do ritmo de desenvolvimento; distúrbio da percepção. Em seguida, como a família lida com essa descoberta e no geral como se comportam.

Biografía del autor/a

Elisabeth Mendes Belo, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Educação - Formação de Professores, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Ítalo Martins Lôbo, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Maria Claudia Gama Fialho Macêdo, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrado em Educação Básica, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Silvania da Silva Lima, Faculdade Futura

Especialista em Educação Especial, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Faculdade Futura.

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Tharik de Souza Fermin, Universidade Federal do Amazonas

Mestrando em Sociedade e Cultura na Amazônia, Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

 

Publicado

2024-05-21

Cómo citar

Belo, E. M., Lôbo, Ítalo M., Macêdo, M. C. G. F., Lima, S. da S., Santos, S. M. A. V., & Fermin, T. de S. (2024). O CONVÍVIO FAMILIAR COM A CRIANÇA AUTISTA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 4004–4020. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14215