CONTRIBUIÇÕES SOCIOLINGUÍSTICA PARA O ENSINO DA LÍNGUA-MATERNA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14184Palabras clave:
Língua materna. Ensino. Diversidade linguística.Resumen
Destacam-se neste artigo as contribuições dos estudos linguísticos no ensino da Língua materna, tendo como objetivo geral enfatizar a importância de o professor ter consciência e conhecimento mais abrangente sobre a ciência Sociolinguística: o que ela é, o que significa e quais são as suas propostas para o ensino da Língua Portuguesa em sala de aula. Pretende-se mostrar, também, que, por meio da aquisição desse conhecimento, é possível aplicá-lo no contexto da sala de aula como método de comunicação, pois, através do discurso dos alunos, podemos identificar as suas facilidades e as suas dificuldades. A forma de expressão pessoal, a “fala”, não deve ser vista com preconceitos nem deve servir de parâmetro para comparações, mas ser utilizada para melhorar as práticas pedagógicas e ser base para estimular cada aluno a ampliar a sua linguagem, buscando outras formas de se expressar, construindo uma reflexão sobre a diversidade da nossa Língua e conscientizando-se da importância em adquirir o conhecimento da norma padrão.
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