CONTRIBUIÇÕES SOCIOLINGUÍSTICA PARA O ENSINO DA LÍNGUA-MATERNA

Autores/as

  • Aline Conde de Jesus Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14184

Palabras clave:

Língua materna. Ensino. Diversidade linguística.

Resumen

Destacam-se neste artigo as contribuições dos estudos linguísticos no ensino da Língua materna, tendo como objetivo geral enfatizar a importância de o professor ter consciência e conhecimento mais abrangente sobre a ciência Sociolinguística: o que ela é, o que significa e quais são as suas propostas para o ensino da Língua Portuguesa em sala de aula. Pretende-se mostrar, também, que, por meio da aquisição desse conhecimento, é possível aplicá-lo no contexto da sala de aula como método de comunicação, pois, através do discurso dos alunos, podemos identificar as suas facilidades e as suas dificuldades. A forma de expressão pessoal, a “fala”, não deve ser vista com preconceitos nem deve servir de parâmetro para comparações, mas ser utilizada para melhorar as práticas pedagógicas e ser base para estimular cada aluno a ampliar a sua linguagem, buscando outras formas de se expressar, construindo uma reflexão sobre a diversidade da nossa Língua e conscientizando-se da importância em adquirir o conhecimento da norma padrão.

Biografía del autor/a

Aline Conde de Jesus, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação na instituição Christian Business School — Flórida-USA.

Publicado

2024-05-23

Cómo citar

Jesus, A. C. de. (2024). CONTRIBUIÇÕES SOCIOLINGUÍSTICA PARA O ENSINO DA LÍNGUA-MATERNA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 4639–4646. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14184