O APRIMORAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Cícero Alexandro Diniz Rodrigues Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Cleberson Cordeiro de Moura Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Lourdes Harka Must University-MUST
  • Márcio Rosário da Silva Universidad Europeia del Atlántico
  • Valdirene Fernandes Brito Silva Universidad  Europea del Atlántico

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14174

Palabras clave:

Tecnologias educacionais. Autonomia do estudante. Competências socioemocionais.

Resumen

Este artigo analisa as abordagens e estratégias para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem em diferentes contextos educacionais. Com base em uma revisão abrangente da literatura, discute-se a importância de uma abordagem centrada no aluno, que promova a participação ativa, a autonomia e a colaboração. Além disso, são exploradas técnicas pedagógicas inovadoras, como o uso de tecnologias educacionais, que têm demonstrado impacto positivo no engajamento e na retenção do conhecimento. O papel do professor como facilitador do processo de aprendizagem é destacado, enfatizando sua função na criação de um ambiente estimulante e inclusivo. Por fim, são apresentadas recomendações práticas para implementar essas estratégias, visando melhorar continuamente a qualidade do ensino e promover o desenvolvimento integral dos alunos.

Biografía del autor/a

Cícero Alexandro Diniz Rodrigues, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestrando em Ciências da Educação Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Cleberson Cordeiro de Moura, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Lourdes Harka, Must University-MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação Must University (MUST).

Márcio Rosário da Silva, Universidad Europeia del Atlántico

Mestrando em Educação - Formação de Professores Universidad Europeia del Atlántico (UNEATLANTICO).

Valdirene Fernandes Brito Silva, Universidad  Europea del Atlántico

Mestranda em Educação - Organização e Gestão de Centros Educacionais Universidad  Europea del Atlántico (UNEATLANTICO). 

Publicado

2024-05-22

Cómo citar

Rodrigues, C. A. D., Moura, C. C. de, Harka, L., Silva, M. R. da, & Silva, V. F. B. (2024). O APRIMORAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 4183–4189. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14174