ÍNDICES DE SALMONELLA PRESENTES EM OVOS COMERCIALIZADOS NAS FEIRAS DE CACOAL

Autores/as

  • Matheus Rocha Batista UNINASSAU
  • Vinicius Berto UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14092

Palabras clave:

Alimento. Infecções. Contaminações

Resumen

O ovo é um dos alimentos mais consumidos e comercializados no mundo, por ser rico em proteínas e diversos outros nutrientes. Além disso o ovo contém vitaminas e sais que auxiliam o bom funcionamento do organismo por ser rico em proteínas esse alimento acaba sendo favorável ao crescimento de microrganismos e bactérias, um dos principais patógenos ligado a contaminação do ovo é a Salmonella spp. Este trabalho tem o objetivo investigar a qualidade dos ovos comercializados nas feiras livres da cidade de Cacoal no estado de Rondônia, tendo em vista que esse produto é muito consumido pela população diariamente. A metodologia utilizada foi baseada na portaria SDA - 126, de 03/11/1995 com enriquecimento seletivo e não seletivo e isolamento em placas de Ágar MacConkey, Ágar Verde Brilhante, Ágar Hektoen e/ou Ágar Rambach. As amostras coletadas não apresentaram indícios sugestivos de salmonelas.

Biografía del autor/a

Matheus Rocha Batista, UNINASSAU

Graduando em Medicina Veterinária pelo centro universitário UNINASSAU, Cacoal.

Vinicius Berto, UNINASSAU

Médico Veterinário pelo centro universitário da fundação de Ensino Octávio Bastos-UNIFEOB MBA em Agronegócios pela Escola Superior de Agricultura ¨Luiz Queiroz¨-ESALG/USP. 

Publicado

2024-05-22

Cómo citar

Batista, M. R., & Berto, V. (2024). ÍNDICES DE SALMONELLA PRESENTES EM OVOS COMERCIALIZADOS NAS FEIRAS DE CACOAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 4164–4169. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14092