GESTÃO ESCOLAR HUMANIZADA E A SUA RELEVÂNCIA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO NO ÂMBITO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Autores/as

  • Wagner Alex de Santana Universidade do Norte do Paraná
  • Alcione Valéria de Santana Paiva Universidade do Norte do Paraná
  • Diógenes José Gusmão Coutinho UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14035

Palabras clave:

Gestão Escolar Humanizada. Gestão Democrática. Escola.

Resumen

O presente artigo tem como principal finalidade demonstrar através de conceitos e considerações, a importância de uma Gestão Escolar humanizada, diante da prestação de serviço de uma educação de qualidade. Foi utilizado como método principal de pesquisa a abordagem qualitativa através da revisão bibliográfica e os apontamentos resultam de reflexões sobre a leitura de autores que apresentam a discussão com temas correlacionados. Como principais autores foi apresentado citações dos pesquisadores Heloísa Luck, Cristiana Freitas e Iure Gurgel, que tratam com propriedade dos temas como Gestão Democrática e Liderança Participativa e a importância da execução dessa temática para uma escola de sucesso. Os textos comparativos e as diferentes obras nos fazem depreender que uma Gestão Escolar Humanizada, reflete no acolhimento dos estudantes, além de contribuir para o crescimento acadêmico, pessoal e humano de todos da instituição, apresentando positividade para um bom rendimento dos discentes relacionado a aprendizagem, como também uma prestação de serviço com excelência realizado pela comunidade escolar, na busca por uma educação e um serviço institucional eficaz.

Biografía del autor/a

Wagner Alex de Santana, Universidade do Norte do Paraná

Graduação Licenciatura em História- UNICESUMAR-Centro universitário de Maringá. Especialização Gestão escolar e Supervisão pedagógica-UNOPAR Universidade do Norte do Paraná.

Alcione Valéria de Santana Paiva, Universidade do Norte do Paraná

Graduação Licenciatura em Letras, Especialização Gestão escolar e Supervisão pedagógica-UNOPAR Universidade do Norte do Paraná.

Diógenes José Gusmão Coutinho, UFPE

Doutor em Biologia.

Publicado

2024-05-17

Cómo citar

Santana, W. A. de, Paiva, A. V. de S., & Coutinho, D. J. G. (2024). GESTÃO ESCOLAR HUMANIZADA E A SUA RELEVÂNCIA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO NO ÂMBITO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 3306–3318. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14035