A RELEVÂNCIA DA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NA CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES DURANTE O PROCESSO DE LETRAMENTO

Autores/as

  • Paulo Rangel Germino da Silva Veni Creator University
  • Maria Elizângela da Silva Veni Creator University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13993

Palabras clave:

Interdisciplinaridade. Ensino. Educação.

Resumen

Este trabalho aborda a necessidade de repensar as práticas educativas tradicionais, que muitas vezes ensinam conteúdos de maneira fragmentada e não promovem uma compreensão articulada do conhecimento. Destaca-se a importância da abordagem interdisciplinar na educação, especialmente diante dos desafios enfrentados pelos alunos no domínio da leitura e escrita, o que pode afetar sua inserção futura no mercado de trabalho. O estudo propõe reflexões para os professores sobre como integrar o currículo de forma interdisciplinar, visando facilitar a construção do conhecimento. Para embasar essa proposta, são apresentados métodos e conceitos de diversos teóricos. Entre eles Japiassu (1976), Fazenda (1993; 1994; 2003), Soares (2001; 2004; 2006), Luck (1994; 2013), Durkheim (2010) entre outros, evidenciando a relevância da formação docente para enfrentar esses desafios. O trabalho também aborda os obstáculos enfrentados na implementação da interdisciplinaridade na educação básica, com contribuição conceitual.

Biografía del autor/a

Paulo Rangel Germino da Silva, Veni Creator University

Graduado em Letras ISEP, 2013, Pedagogo ISEP, 2017.  Mestrando em Ciências da Educação- Veni Creator University. 

Maria Elizângela da Silva, Veni Creator University

Mestrando em Ciências da Educação- Veni Creator University, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Inglesa, UNINTER. 

Publicado

2024-05-17

Cómo citar

Silva, P. R. G. da, & Silva, M. E. da. (2024). A RELEVÂNCIA DA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NA CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES DURANTE O PROCESSO DE LETRAMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 3370–3379. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13993