UMA DÉCADA DE DESAFIOS: PREVALÊNCIA DE INTERNAÇÕES POR DIABETES MELLITUS NO ESTADO DO PARANÁ, 2013-2023

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13969

Palabras clave:

Diabetes. Paraná. Epidemiologia.

Resumen

Objetivo: Avaliar a prevalência de internações hospitalares decorrentes de diabetes mellitus no estado do Paraná no período de 10 anos, segundo sexo, grupo étnico e faixa etária. Métodos: Estudo realizado com dados secundários oriundos do Sistema de Informações Hospitalares do SUS – SIH/SUS, sobre a prevalência de internações por diabetes, entre os anos de 2013 e 2023. Resultados: Nos últimos 10 anos, a prevalência de internações por diabetes no estado do Paraná reduziu. Além disso, ao longo dos anos foi possível observar que as mulheres, indivíduos das etnias Branca e Parda, e com idade entre 60 e 69 anos, apresentaram maior número de notificações. Conclusão: Os programas e campanhas adotados no estado do Paraná contribuem para o tratamento e prevenção do diabetes.

Biografía del autor/a

Julia Martins Ximenes, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Acadêmico do curso de Medicina no Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz. 

Barbara Pasqualotto, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Acadêmico do curso de Medicina no Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz. 

Lucas Crispi Cunha, University of California

Bioquímico pela University of California, Davis. 

Juliano Karvat de Oliveira, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Biólogo, mestre em Ciências Ambientais, Docente no Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz.

Ellen Carolina Zawoski Gomes, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Bióloga, mestre em Biociências e Saúde, Docente no Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz.

Publicado

2024-05-14

Cómo citar

Ximenes, J. M., Pasqualotto, B., Cunha, L. C., Oliveira, J. K. de, & Gomes, E. C. Z. (2024). UMA DÉCADA DE DESAFIOS: PREVALÊNCIA DE INTERNAÇÕES POR DIABETES MELLITUS NO ESTADO DO PARANÁ, 2013-2023. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 2887–2897. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13969