O EDUCADOR FRENTE À INEVITABILIDADE DO ENSINO REMOTO: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NUMA SOCIEDADE EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO

Autores/as

  • Lucinda Maria Wanderley Soares Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13875

Palabras clave:

Ensino remoto. Ensino a distância. Educador. Tecnologias na educação. formação continuada.

Resumen

Este artigo aborda as mudanças e desafios enfrentados pelos educadores frente a inevitabilidade do ensino remoto no contexto de uma realidade acelerada pela pandemia de COVID-19. Por meio de entrevistas com professores da Educação Infantil e do Ensino Médio, investiga-se a adaptação de práticas pedagógicas ao ensino à distância. Um ponto central da análise é a importância da formação continuada dos docentes em uma sociedade que se transforma rapidamente. O estudo ressalta a resiliência e a capacidade de inovação dos professores diante das dificuldades do ensino remoto, destacando os aspectos positivos e negativos dessa modalidade. É enfatizado que, diante das constantes mudanças tecnológicas e sociais, a formação continuada emerge como um pilar fundamental para equipar os educadores com as habilidades e conhecimentos necessários para navegar no cenário educacional em evolução. A pesquisa, enfim, evidencia a urgência em repensar a formação docente, a infraestrutura tecnológica e as metodologias de ensino, sugerindo que o ensino a distância, apesar de seus desafios, também oferece oportunidades para inovações das práticas pedagógicas e para o fortalecimento da educação numa era de transformações contínuas.

Biografía del autor/a

Lucinda Maria Wanderley Soares, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. Pós-graduação Latu Sensu em Direito Público pela Faculdade INESP.

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Doutora em GEografia pela UFPE. Docente da Veni Creator Christian University.

Publicado

2024-05-09

Cómo citar

Soares, L. M. W., & Santos, M. P. M. dos. (2024). O EDUCADOR FRENTE À INEVITABILIDADE DO ENSINO REMOTO: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NUMA SOCIEDADE EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 1772–1788. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13875