REFLEXÕES ACERCA DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E A EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Valdeci Ferreira da Silva Junior Veni Creator Chrtian University
  • Sandrine Maria Silva de Mendonça Veni Creator Chrtian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Chrtian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13867

Palabras clave:

Educação. Tecnologia. Educadores.

Resumen

Neste artigo falamos sobre a tecnologia como ação natural da humanidade e reflexo de seu desenvolvimento estando presente em todas as ações humanas, seja em forma de ferramentas, pensamentos ou atitudes, e a habilidade do homem em lidar com o meio em que vive, porém, tem na educação as amarras e freios necessários para consolidação desse processo, ao mesmo tempo que o impulsiona. Faz também uma reflexão sobre a dependência que ficou evidente da tecnologia durante a pandemia, ao mesmo tempo que escancarou o abismo que existe entre realidades socioeconômicas, principalmente no mundo escolar onde a diferença gritante de recursos foi o principal obstáculo para a construção da aprendizagem neste período tão sofrível para a nossa geração. Assim, pudemos comparar a opinião de dois professores, um recém-formado e outro com uma experiência maior, ambos professores de uma escola estadual do interior de Pernambuco, para entendermos de que forma eles lidam com o avanço das ferramentas tecnológicas em sala de aula e como eles a utilizam. Nessa reflexão, percebemos as dificuldades para garantir a aprendizagem aos estudantes neste período de pandemia, principalmente, e o desafio para todos os envolvidos, não só pela falta de equipamentos e, por vezes, até o acesso à internet, elencando ainda fatores que vem de sua formação enquanto docente. Por fim, fica evidente a necessidade de estabelecer alternativas de e recursos eficazes para tentar recuperar o tempo e aprendizado perdido. Sem perder o olhar no retrovisor, é fundamental que o professor se aproprie das novas tecnologias e dinamize suas aulas de uma forma que estreite sua linguagem a dos estudantes para promover o aprendizado em sua forma integral, pois o mundo em que vivemos hoje, carece de ousadia e novos pontos de vista e é na escola que esse processo deve iniciar.

Biografía del autor/a

Valdeci Ferreira da Silva Junior, Veni Creator Chrtian University

Mestrando em Ciências da Educação pela Veni Creator Chrtian University. 

Sandrine Maria Silva de Mendonça, Veni Creator Chrtian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Chrtian University. 

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Chrtian University

Doutora em Geografia pela UFPE. Docente da Pós-Graduação em Ciências da Educação pela Veni Creator Chrtian University. 

Publicado

2024-05-11

Cómo citar

Silva Junior, V. F. da, Mendonça, S. M. S. de, & Santos, M. P. M. dos. (2024). REFLEXÕES ACERCA DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E A EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 2187–2197. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13867