VIOLÊNCIA ESCOLAR: BREVE REFLEXÃO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Núbia Célia Carneiro PPGEnsino – UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13809

Palabras clave:

Violência no Âmbito Escolar. Formação do Professor. Políticas Públicas Sociais.

Resumen

As escolas do ensino básico têm sido alvo de diversos atos de violência, o que tem gerado preocupações na comunidade escolar e nas pessoas que frequentam esse ambiente diariamente. Este artigo tem como objetivo fazer uma breve reflexão sobre a violência no ambiente escolar e o seu impacto no processo de ensino e de aprendizagem. Enfatizando que a violência presente nesse ambiente afeta as relações interpessoais entre os sujeitos/estudantes. Pode-se compreender que o combate à violência é uma responsabilidade primordial dos poderes públicos, promovendo políticas públicas sociais para erradicar esse fenômeno. A falta de eficiência dessas políticas tem um impacto negativo na sociedade como um todo, sobretudo, para o processo de ensino e de aprendizagem. Nesse contexto, é fundamental que os professores sejam capacitados para identificar comportamentos agressivos e tomar decisões corretas para coibir quando eles ocorrerem. A metodologia empregada para a realização deste estudo consistiu em uma pesquisa do tipo bibliográfica, de autores com larga expertise na área educacional, tais como Abramovay (2009), Fante (2011), Lopes Neto (2011), Silva (2015), entre outros.

Biografía del autor/a

Núbia Célia Carneiro, PPGEnsino – UNIVATES

 Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGEnsino – UNIVATES-RS. Graduada em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira-Inglês (UEFS). Especialista Lato Sensu em Administração Pública com Aprofundamento em Recursos Humanos (UEFS), Psicopedagogia Institucional e Clínica (Faculdade de Educação Montenegro), Educação Especial: Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD) – (UNEB) e Educação Especial: Suporte para uma Escola Inclusiva (Faculdade da Cidade do Salvador). Docente da Rede Pública do Estado da Bahia.

Publicado

2024-05-06

Cómo citar

Carneiro, N. C. (2024). VIOLÊNCIA ESCOLAR: BREVE REFLEXÃO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 993–1008. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13809