QUALIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOCENTE: UM CAMINHO IMPERATIVO PARA A EXCELÊNCIA EDUCATIVA NO SÉCULO XXI

Autores/as

  • Francisco de Assis Soares Lima Educaler College- USA
  • Edinilson Santos Vieira Educaler University- USA
  • Débora Araújo Leal Educaler University- USA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13776

Palabras clave:

Qualificação docente. Formação inicial. Formação continuada. Visão integrada. Desenvolvimento profissional.

Resumen

Neste artigo, exploramos a necessidade imperativa de qualificação e valorização docente no contexto educacional do século XXI. Em face das rápidas mudanças sociais e tecnológicas, a qualificação dos professores não se mostra apenas como um complemento, mas sim como uma exigência para atender ao perfil dinâmico e diverso do aluno contemporâneo. Abordamos a distinção entre formação inicial e continuada, ressaltando a importância de uma visão integrada que reconheça as competências multidimensionais necessárias para o professor moderno. No entanto, a qualificação por si só não basta. A valorização docente, que vai além da justa remuneração, envolve o reconhecimento social da profissão, as condições de trabalho e a possibilidade de progressão na carreira. Examinamos a inter-relação entre qualificação e valorização, propondo uma abordagem sinérgica, onde a valorização serve como incentivo para a busca constante pela qualificação. Com base em pesquisa bibliográfica, apresentamos evidências globais que destacam os benefícios de investir simultaneamente em ambas as vertentes, culminando em melhor desempenho docente e consequentemente enriquecimento da experiência de aprendizagem dos alunos. Concluímos destacando a urgência de políticas públicas e práticas institucionais que deem prioridade à qualificação e valorização dos professores, visando uma educação de excelência adaptada às demandas do século XXI. Garantindo um melhor desempenho docente e consequente enriquecimento da experiência de aprendizagem dos alunos.

Biografía del autor/a

Francisco de Assis Soares Lima, Educaler College- USA

 Presidente do Sindicato dos Professores de Novo Gama - GO; Mestre em Educação pela Educaler College - USA.

Edinilson Santos Vieira, Educaler University- USA

Administrador e Presidente da Educaler University - USA. 

Débora Araújo Leal, Educaler University- USA

Pós-Doutora pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR, Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana – BA; Reitora da Educaler University USA.

Publicado

2024-05-02

Cómo citar

Lima, F. de A. S., Vieira, E. S., & Leal, D. A. (2024). QUALIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOCENTE: UM CAMINHO IMPERATIVO PARA A EXCELÊNCIA EDUCATIVA NO SÉCULO XXI. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 148–162. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13776