INTERCORRÊNCIAS INTRADIALÍTICAS DA SESSÃO DE HEMODIÁLISE IRC

Autores/as

  • Camilla de Sousa Freitas Vitorino Faculdade Mauá
  • Wanderley Rodrigues Souto Faculdade Mauá
  • Hélio Marco Pereira Lopes Júnior Faculdade Mauá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13734

Palabras clave:

Insuficiência Renal Crônica. Hemodiálise. Intercorrências. enfermagem.

Resumen

As intercorrências intradialíticas durante a sessão de hemodiálise em pacientes com IRC incluem hipotensão, cãibras, náuseas, vômitos, dor de cabeça e reações alérgicas. A hemodiálise representa uma terapia essencial para pacientes com Insuficiência Renal Crônica (IRC), contudo, é frequentemente acompanhada de intercorrências intradialíticas que podem comprometer a segurança e a eficácia do tratamento. Esta pesquisa investiga as principais complicações durante as sessões de hemodiálise, com o objetivo principal de compreender a prevalência, causas e impacto das intercorrências intradialíticas na qualidade de vida e no prognóstico de pacientes com IRC submetidos à hemodiálise. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica. Os resultados demonstram que complicações como fraqueza, cãibras e hipotensão arterial são prevalentes e podem impactar significativamente a percepção de saúde e a qualidade de vida dos pacientes. Foi possível ainda perceber que a ocorrência de complicações como cefaléia, náuseas, vômitos e arritmias cardíacas também são recorrentes. Essas intercorrências podem impactar a qualidade de vida dos pacientes, comprometer a eficácia do tratamento e influenciar o prognóstico. A frequência e a gravidade das intercorrências variam de acordo com a condição clínica do paciente, a técnica de hemodiálise utilizada, a presença de comorbidades e outros fatores individuais. A modo de conclusão, as intercorrências intradialíticas na sessão de hemodiálise em pacientes com IRC representam desafios significativos que afetam a segurança e o bem-estar dos pacientes. A identificação e compreensão dessas intercorrências, como hipotensão intradialítica, cãibras musculares, arritmias cardíacas, síndrome do desconforto respiratório e hemorragia intradialítica, são cruciais para a prática clínica e para a implementação de estratégias preventivas e terapêuticas eficazes.

Biografía del autor/a

Camilla de Sousa Freitas Vitorino, Faculdade Mauá

Acadêmica de Enfermagem, Faculdade Mauá, Goiás.

Wanderley Rodrigues Souto, Faculdade Mauá

Graduado em Educação física pelo Instituto Mauá, especialista em gestão e Orientação educacional, e docente na Faculdade Mauá, Goiás.

Hélio Marco Pereira Lopes Júnior, Faculdade Mauá

Graduado em Enfermagem pela Escola Superior de Ciências da Saúde, Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UNB), e docente na Faculdade Mauá, Goiás.

Publicado

2024-05-07

Cómo citar

Vitorino, C. de S. F., Souto, W. R., & Lopes Júnior, H. M. P. (2024). INTERCORRÊNCIAS INTRADIALÍTICAS DA SESSÃO DE HEMODIÁLISE IRC. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 1055–1068. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13734