RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE

Autores/as

  • Soleika Gorete Lunkes Christian Business School
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Business School
  • José Gilmar Kurtz União Brasileira de Faculdades – UNIMESTRE
  • Robervane Araujo Rocha Universidade Europeia del Atlântico-UNEATLANTICO
  • Velone Zimerman Universidade Europea del Atlántico-UNEATLANTICO
  • Luiza Bortolaci Pioner Universidad Europea del Atlántico UNEATLANTICO
  • Elizane Melara Universidad Europea del Atlántico UNEATLANTICO
  • Keile Vieira Maeberg Universidad Europea del Atlántico-UNEATLANTICO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13418

Palabras clave:

Afetividade. Conflitos. Aprendizagem.

Resumen

Este artigo trata da relação professor-aluno e a importância da afetividade neste processo, também sobre a afetividade como ferramenta no processo de interação e de mediação de conflitos. Dentro de sala de aula, ocorrem muitas situações imprevistas, que fogem das teorias e das regras predeterminadas e que exigem do professor, atitudes que vão além de seus pré-conceitos. Através da maneira correta de resolução destes problemas, é possível se aproxiamar dos educandos, estabelecendo vínculos afetivos entre professor e aluno, para maior desenvoltura de ambos, através da confiança adquirida. É de suma importância no processo de ensino e aprendizagem, que o aluno sinta-se seguro para buscar o conhecimento e seja amparado por uma pessoa, que reconheça seu esforço no êxito e lhe ajude a utlizar os erros decorrentes, como aprendizado e base para novas tentativas, no intuito de superar os erros existentes e buscar novos caminhos para o processo de aprendizagem. A confiança e o respeito são adquiridos mais facilmente com o uso da afetividade.

Biografía del autor/a

Soleika Gorete Lunkes, Christian Business School

Graduada em Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR (2011), graduação em Licenciatura em Química pela UTFPR (2016), Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UTFPR (2017) e graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Alfamérica (2019). Mestre pela Universidad Europea del Atlántico UNEATLANTICO (2023). Especialista em Educação Especial (2016), especialista em Educação do Campo pela Bagozzi (2016), especialista em Gestão Escolar pela UCESP (2016) e especialista em Psicomotricidade pela Faculdade São Luíz (2016). Atualmente é doutoranda em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pela Christian Business School, atua como docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Pedro Álvares Cabral – EMPAC/Santa Helena – PR e como docente na Educação Infantil na Escola Municipal Dona Leopoldina – Itaipulândia – PR.

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Doutor em biologia pela UFRPE. Mestre em biologia pela UFPE. Doutor em biologia pela UFPE. Atualmente é Professor Dr. Na Christian Business School.

José Gilmar Kurtz, União Brasileira de Faculdades – UNIMESTRE

Graduado em Educação Física pela Uniguaçu Faesi (2008). Licenciado em Filosofia pela Unipar - Universidade Paranaense (2018). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia e Educação do Campo pela Faculdade São Luís (2020). Licenciado em Pedagogia pela União Brasileira de Faculdades – UNIMESTRE – Sitema de Gestão Educacional, 2023. 

Robervane Araujo Rocha, Universidade Europeia del Atlântico-UNEATLANTICO

Graduado pelo Instituto Federal do Ceará - IFCE. Especialista em Matemática Financeira e Estatística e mestrando pela Universidade Europeia del Atlântico UNEATLANTICO (2024).

Velone Zimerman, Universidade Europea del Atlántico-UNEATLANTICO

Graduada em Licenciada pela Faculdade Reunidas de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas de Palmas - FACEPAL (1999). Especialização em Turismo e Desenvolvimento Sustentável - Planejamentos e Projeto- UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2001). Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico - UNIOESTE   Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003). Especialização em Educação Especial: Atendimento às necessidades Especiais - Faculdade IGUAÇU - (2012). Licenciatura em Pedagogia - UNINTER - Centro Universitário Internacional - (2018). Mestranda pela Universidade Europea del Atlántico UNEATLANTICO (2024). 

Luiza Bortolaci Pioner, Universidad Europea del Atlántico UNEATLANTICO

Graduada em Educação Fisica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2008) e em Pedagogia pela Universidade Cesumar - UNICESUMAR (2022). Especialista em Educação Especial (2009-2010), Educação Infantil eLudopedagogia (2013) e Psicomotricidade escolar (2016). Mestranda pela Universidad Europea del Atlántico UNEATLANTICO (2024). 

Elizane Melara, Universidad Europea del Atlántico UNEATLANTICO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2006). Especialista em Psicomotricidade Escolar (2016) e Neuropsicopedagogia  (2017). Mestranda pela Universidad Europea del Atlántico UNEATLANTICO. (2024). 

Keile Vieira Maeberg, Universidad Europea del Atlántico-UNEATLANTICO

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2017). Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais (2017) e em Gestão Escolar Integradora (2018). Mestranda pela Universidad Europea del Atlántico UNEATLANTICO (2024). 

Publicado

2024-04-01

Cómo citar

Lunkes, S. G., Coutinho, D. J. G., Kurtz, J. G., Rocha, R. A., Zimerman, V., Pioner, L. B., … Maeberg, K. V. (2024). RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 92–104. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13418