PANDEMIA DA COVID-19: REPERCUSSÕES DO DISTANCIAMENTO SOCIAL NA VIDA DE ADOLESCENTES QUILOMBOLA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13343

Palabras clave:

Covid-19. social distancing. Quilombola teenagers.

Resumen

A pandemia da Covid-19 desencadeou uma crise global de saúde e econômica, demandando a implementação rápida de estratégias para conter a propagação do vírus. Entre essas estratégias, o distanciamento social emergiu como uma medida fundamental adotada por autoridades em todo o mundo. Este estudo teve como objetivo geral analisar as repercussões do distanciamento social na vida de adolescentes quilombolas durante a pandemia da Covid-19. Por meio de uma abordagem qualitativa, foram investigadas as atividades diárias dos adolescentes, suas estratégias de enfrentamento, as dificuldades enfrentadas e a prevalência de sinais depressivos. Os resultados revelaram uma redução significativa nas atividades cotidianas, o emprego de diversas estratégias de adaptação, desafios relacionados à escassez de recursos básicos e uma alta incidência de sintomas depressivos entre os participantes. Essas descobertas destacam a necessidade urgente de políticas públicas e intervenções direcionadas para apoiar a saúde mental e o bem-estar dos adolescentes quilombolas durante períodos de crise.

Biografía del autor/a

Eluany Nogueira de Freitas, Faculdade de Medicina nova esperança

Faculdade de Medicina nova esperança Orcid : 0009-0004-3073-7756. 

Vittoria Giulia da Silva Marrone, Faculdade de Medicina Nova Esperanca

Instituição: Faculdade de Medicina Nova Esperanca. Orcid: 0000-0002-2919-1424.

Anna Vitória Soares Gonçalves de Oliveira, Faculdade de Medicina Nova Esperança

Faculdade de Medicina Nova Esperança. ORCID 0009-0005-4044-7100. 

Publicado

2024-03-18

Cómo citar

Freitas, E. N. de, Marrone, V. G. da S., & Oliveira, A. V. S. G. de. (2024). PANDEMIA DA COVID-19: REPERCUSSÕES DO DISTANCIAMENTO SOCIAL NA VIDA DE ADOLESCENTES QUILOMBOLA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 1813–1821. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13343