TDAH - COMO COMPREENDER ESTAS QUATRO LETRAS TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Autores/as

  • Elisangela Evangelista Duarte Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12960

Palabras clave:

TDAH. Diagnóstico. Educação. Intervenção. Orientação.

Resumen

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, segundo o DSM – V, é um transtorno neurobiológico e não um transtorno de aprendizagem, porém há confusões devido seus sintomas serem semelhantes, ou seja, a falta de atenção, concentração, dificuldade para ler e ser alfabetizado. Propomos neste trabalho para o leitor compreender como é o TDAH, quais os sintomas visíveis que poderão ser notados pela família e escola. O diagnóstico precoce facilita a intervenção e desenvolvimento, visto que, somente um profissional especializado poderá identificar os sintomas são de TDAH. Para isto há protocolos a serem aplicados, anamnese realizada com pais e professores, com o intuito de identificar e pontuar quais são os prejuízos a serem tratados incialmente. O artigo traz em seu conteúdo, orientações de como a família e os profissionais podem desenvolver um trabalho em parceria para melhorar a qualidade de vida dos TDAH. Sabe-se que a organização e rotina não fazem parte da vida de um TDAH, porém, é necessário que este tenha alguém em sua vida afim de auxiliar suas tarefas do dia a dia, com este objetivo o presente artigo traz em seu conteúdo quadro com rotinas diárias, onde pode ser alterado de acordo com a necessidade de cada pessoa. Por fim, ressaltamos a importância da família no convívio entre, escola, terapias e profissionais da saúde quando assim for necessário. Para a realização deste trabalho, optamos por leituras, pesquisa em sites e experiencia em atendimento clínico e atuação escolar.

Biografía del autor/a

Elisangela Evangelista Duarte, Universidade Cruzeiro do Sul

Graduada em Pedagogia – Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP Psicopedagoga Institucional e Clínica Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI Especialista em Abordagem Interdisciplinar em Síndrome de Down – Faculdade UNYLEIA Especialista em Educação a Distância: Elaboração de Material, Tutoria e Ambientes Virtuais – Universidade Cruzeiro do Sul.

Publicado

2024-02-21

Cómo citar

Duarte, E. E. (2024). TDAH - COMO COMPREENDER ESTAS QUATRO LETRAS TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 1295–1306. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12960