PLANEJAMENTO ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DO COTIDIANO EDUCACIONAL

Autores/as

  • Epitácio Silva Peres Universidad Del Sol – UNADES
  • Joelton de Oliveira Neris Universidad Del Sol – UNADES
  • Valeriane Sousa Terra Peres Universidad Del Sol – UNADES
  • Jeromice Moreira da Silva Universidad Del Sol - UNADES

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12956

Palabras clave:

Planejamento Escolar. Cotidiano Educacional. Práticas Pedagógicas. Planejamento de Ensino.

Resumen

Este artigo propicia uma reflexão a respeito da importância do planejamento escolar na construção do cenário educacional diário. O objetivo geral da pesquisa é investigar e analisar a relevância do planejamento, destacando seu impacto nas práticas pedagógicas e no alcance dos objetivos educacionais. Os objetivos específicos abrangem a identificação das bases teóricas que fundamentam o planejamento escolar, a análise do impacto direto nas práticas pedagógicas para promover uma abordagem mais eficaz no processo de ensino-aprendizagem, e a avaliação da percepção e engajamento dos profissionais da educação em relação ao planejamento e sua aplicação no cotidiano escolar. O referencial teórico abarca contribuições de Libâneo (1994 – 2016), Padilha (2001), Fonseca (2013), Vasconcellos (2002), entre outros. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, proporcionando uma compreensão abrangente da temática. O ato de planejar é caracterizado pela antecipação de ações, estabelecimento de metas e definição de meios viáveis para sua consecução. Por meio do planejamento, o professor otimiza esforços, evita improvisações, organiza os conteúdos ao longo do ano letivo e facilita a interação entre professor, aluno e conhecimento.

Biografía del autor/a

Epitácio Silva Peres, Universidad Del Sol – UNADES

Mestrando em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai-PY. 

Joelton de Oliveira Neris, Universidad Del Sol – UNADES

Mestrando em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai- PY. 

Valeriane Sousa Terra Peres, Universidad Del Sol – UNADES

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai-PY.

Jeromice Moreira da Silva, Universidad Del Sol - UNADES

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai PY.

Publicado

2024-02-15

Cómo citar

Peres, E. S., Neris, J. de O., Peres, V. S. T., & Silva, J. M. da. (2024). PLANEJAMENTO ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DO COTIDIANO EDUCACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 876–886. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12956