INDISCIPLINA: UM DESAFIO QUE A ESCOLA PRECISA SUPERAR

Autores/as

  • Antônio Laércio Nunes da Silva Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12000

Palabras clave:

Comportamento indisciplinado. Consequências da indisciplina. Família.

Resumen

Entende-se que a disciplina seja um comportamento nobre na pessoa, noe entanto, uma série de circunstâncias impõem desafios aos docentes que se defrontam com estudantes indisciplinados. A razão desses comportamentos é multifacetada e nesse artigo busca-se compreender suas consequências e a forma como a família pode atuar no sentido de minimizar os efeitos da indiscipline escolar. O objetivo geral dessa pesquisa analisar as consequências da indisciplina na escola, examinando seus impactos sobre o ambiente educacional, o desempenho acadêmico dos estudantes e as relações interpessoais no contexto escolar. Nesse sentido, optou-se pela pesquisa bibliográfica para buscar luz junto aos autores especialistas tanto no Brasil quanto no exterior que tenham se debruçado sobre o assunto. Entende-se que o enfrentamento eficaz da indisciplina na escola demanda uma abordagem integrada, que envolve não apenas as práticas pedagógicas no ambiente escolar, mas também a colaboração ativa e consciente das famílias.

 

Biografía del autor/a

Antônio Laércio Nunes da Silva, Veni Creator Christian University

Mestrando em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Doutorado em Geografia pela UFPE – Professora da pós-graduação Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Publicado

2023-11-23

Cómo citar

Silva, A. L. N. da, & Santos, M. P. M. dos. (2023). INDISCIPLINA: UM DESAFIO QUE A ESCOLA PRECISA SUPERAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 4539–4550. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12000