BURNOUT E OS PROFESSORES EM MEIO A PANDEMIA DA COVID-19

Autores/as

  • Jociene Perciane Vieira de Almeida Centro Universitário Redentor
  • Julia Santos Martins ISECENSA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10853

Palabras clave:

Burnout. Professores. Pandemia.

Resumen

O presente trabalho, a partir da problemática proposta, tem como objetivo geral analisar a Síndrome de Burnout e os seus efeitos nos docentes ativos em meio à pandemia da Covid-19 no Brasil, a qual tem enquanto sintomas: o esgotamento mental e físico, que acarreta disfunções cardíacas, depressão e transtornos de ansiedade. O trabalho se divide em tópicos como: analisar a profissão do professor e seus aspectos psicológicos, pois nota-se que os professores são submetidos, muitas vezes, a uma complexidade de demandas, diante disso, exige-se competências pedagógicas, habilidades emocionais e sociais; discutir sobre as dificuldades do professor em tempos de pandemia, ou seja, a alta demanda laboral, novas ferramentas de trabalho e a insuficiente formação; apontar os problemas causados pela pandemia aos educadores, à exemplo as condições como estresse, afastamento social e ansiedade; relatar sobre as características e os aspectos da Síndrome de Burnout, caracterizada por ser uma reação às tensões que são crônicas e geradas nas pessoas em contato com outros indivíduos, sendo manifestada fisiologicamente por fadiga constante, falta de apetite, distúrbio do sono e dores musculares, e psiquicamente por falta de atenção e memória; dialogar a respeito das formas de tratamento, sendo proposta a psicoterapia, medidas farmacológicas, intervenções psicossociais e afastamento do agente estressor e enquanto prevenção para o problema: promoção de energia no trabalho, funções em grupo e formação continuada. A presente pesquisa é de natureza aplicada.

Biografía del autor/a

Jociene Perciane Vieira de Almeida, Centro Universitário Redentor

Graduanda de Psicologia, Centro Universitário Redentor. 

Julia Santos Martins, ISECENSA

Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, ISECENSA.

Publicado

2023-09-05

Cómo citar

Almeida, J. P. V. de, & Martins, J. S. (2023). BURNOUT E OS PROFESSORES EM MEIO A PANDEMIA DA COVID-19. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 591–605. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10853