BURNOUT E OS PROFESSORES EM MEIO A PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10853Palavras-chave:
Burnout. Professores. Pandemia.Resumo
O presente trabalho, a partir da problemática proposta, tem como objetivo geral analisar a Síndrome de Burnout e os seus efeitos nos docentes ativos em meio à pandemia da Covid-19 no Brasil, a qual tem enquanto sintomas: o esgotamento mental e físico, que acarreta disfunções cardíacas, depressão e transtornos de ansiedade. O trabalho se divide em tópicos como: analisar a profissão do professor e seus aspectos psicológicos, pois nota-se que os professores são submetidos, muitas vezes, a uma complexidade de demandas, diante disso, exige-se competências pedagógicas, habilidades emocionais e sociais; discutir sobre as dificuldades do professor em tempos de pandemia, ou seja, a alta demanda laboral, novas ferramentas de trabalho e a insuficiente formação; apontar os problemas causados pela pandemia aos educadores, à exemplo as condições como estresse, afastamento social e ansiedade; relatar sobre as características e os aspectos da Síndrome de Burnout, caracterizada por ser uma reação às tensões que são crônicas e geradas nas pessoas em contato com outros indivíduos, sendo manifestada fisiologicamente por fadiga constante, falta de apetite, distúrbio do sono e dores musculares, e psiquicamente por falta de atenção e memória; dialogar a respeito das formas de tratamento, sendo proposta a psicoterapia, medidas farmacológicas, intervenções psicossociais e afastamento do agente estressor e enquanto prevenção para o problema: promoção de energia no trabalho, funções em grupo e formação continuada. A presente pesquisa é de natureza aplicada.
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