PORTFÓLIO AVALIATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Ivone Jacinto dos Reis Faculdades do Vale do Juruena
  • Karla Janaína Soares dos Santos Faculdade Afirmativo
  • Lucelia Felix de Miranda Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura – AVEC
  • Maria do Carmo Lobo Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Tatiana Augusta de Paula Santos Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia
  • Tatiane Souza Araújo Faculdade UNINA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10524

Palabras clave:

Portfólios Avaliativos. Educação Infantil. Avaliação Formativa.

Resumen

Este artigo intitulado o Portfólio Avaliativo na Educação Infantil tem como finalidade identificar a concepção de avaliação que os docentes da Educação Infantil apresentam, especificamente ao significado e utilização do portfólio como ferramenta avaliativa em sala de aula. Os objetivos norteadores do estudo foram: analisar se o portfólio é utilizado como instrumento de avaliação, identificar as dificuldades em trabalhar com este instrumento na educação Infantil; alçar possibilidades de uso do instrumento com um sentido e um significado formativo. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizou-se, como metodologia a pesquisa bibliográfica.

Biografía del autor/a

Ivone Jacinto dos Reis, Faculdades do Vale do Juruena

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Afirmativo, Especialista em Educação Especial, Especialista em Educação Infantil pelas Faculdades do Vale do Juruena.

Karla Janaína Soares dos Santos, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Integrada Mato-grossense de Ciências e Humanas – ICE, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Afirmativo.

Lucelia Felix de Miranda, Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura – AVEC

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG. Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura – AVEC.

Maria do Carmo Lobo, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Fundamentos da Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Tatiana Augusta de Paula Santos, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Tatangará da Serra – UniSerra, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia.

Tatiane Souza Araújo, Faculdade UNINA

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação à Distância com Ênfase na Formação de Tutores pela Faculdade UNINA.

Publicado

2023-07-21

Cómo citar

Reis, I. J. dos, Santos, K. . J. S. dos, Miranda, L. F. de, Lobo, M. do C., Santos, T. A. de P., & Araújo, T. S. (2023). PORTFÓLIO AVALIATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 2948–2954. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10524