TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC): INSTRUMENTO DE TRABALHO PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10419Palabras clave:
Tecnologia. Educacional. Desafios. Ensino-aprendizagem.Resumen
Os profissionais da educação como professores, gestores, educadores de apoio enfrentaram medo, insegurança pela falta de informação, formação e de materiais tecnológicos, aumentando ainda mais as desigualdades e as limitações nos novos desafios no ambiente escolar diante desse novo cenário causado pela Covid-19. A partir deste contexto o presente estudo teve como principal objetivo verificar as dificuldades encontradas pelos profissionais de educação para utilização dos veículos de informação e comunicação para o ensino de forma remota. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo, descritiva e de abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram dois professores da rede pública de ensino do estado de Pernambuco. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário e os dados obtidos foram analisados na perspectiva qualitativa. Os resultados sugerem que o ensino híbrido requer o uso frequente das TICs o que põe em reflexão a necessidade de haver maior investimento tanto em formação profissional como em equipamentos nas escolas. Este período de pandemia mostrou que não é mais uma questão de optar por usar ou não as TICs, mas sim a necessidade de utilização desses recursos para que haja maior familiaridade com este tipo de ensino, como também por ser uma realidade que não se pode negar. Concluindo que é preciso enfrentar os desafios e superar possíveis obstáculos para que as TICs sejam efetivamente inseridas como ferramenta pedagógica e como mais um recurso para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem nas escolas públicas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY