TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC): INSTRUMENTO DE TRABALHO PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E PROFESSORES

Autores/as

  • Danielly Teófilo Pires de Oliveira Veni Creator Christian University
  • Lindinalva Faustino Pereira Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10419

Palabras clave:

Tecnologia. Educacional. Desafios. Ensino-aprendizagem.

Resumen

Os profissionais da educação como professores, gestores, educadores de apoio enfrentaram medo, insegurança pela falta de informação, formação e de materiais tecnológicos, aumentando ainda mais as desigualdades e as limitações nos novos desafios no ambiente escolar diante desse novo cenário causado pela Covid-19. A partir deste contexto o presente estudo teve como principal objetivo verificar as dificuldades encontradas pelos profissionais de educação para utilização dos veículos de informação e comunicação para o ensino de forma remota. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo, descritiva e de abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram dois professores da rede pública de ensino do estado de Pernambuco. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário e os dados obtidos foram analisados na perspectiva qualitativa. Os resultados sugerem que o ensino híbrido requer o uso frequente das TICs o que põe em reflexão a necessidade de haver maior investimento tanto em formação profissional como em equipamentos nas escolas. Este período de pandemia mostrou que não é mais uma questão de optar por usar ou não as TICs, mas sim a necessidade de utilização desses recursos para que haja maior familiaridade com este tipo de ensino, como também por ser uma realidade que não se pode negar. Concluindo que é preciso enfrentar os desafios e superar possíveis obstáculos para que as TICs sejam efetivamente inseridas como ferramenta pedagógica e como mais um recurso para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem nas escolas públicas.

Biografía del autor/a

Danielly Teófilo Pires de Oliveira, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. 

Lindinalva Faustino Pereira, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Curso de Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. 

 

 

Publicado

2023-07-13

Cómo citar

Oliveira, D. T. P. de, Pereira, L. F., & Santos, M. P. M. dos. (2023). TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC): INSTRUMENTO DE TRABALHO PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E PROFESSORES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 2504–2514. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10419