RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II NA UNIVERSIDADE E NO CAMPO ESCOLAR COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10333Palabras clave:
Estágio Supervisionado. Licenciatura em computação. Recursos Tecnológicos.Resumen
O seguinte artigo tem por finalidade apresentar as vivências e experiências adquiridas durante o período do Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Computação, oferecido pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara - CESIT, na disciplina em que é colocada a prova todos os conhecimentos adquiridos durante as fases anteriores da vida acadêmica, e que é de suma importância para a formação do licenciando na descoberta de sua vocação para a docência. Com sua vigência no Centro Educacional em Tempo Integral Dom Jorge Edward Marskell, instituição pública de Ensino Médio, localizado na zona urbana de Itacoatiara, onde foi possível obter uma visão mais ampla da dinâmica do ensino na educação básica. Explorando inicialmente os conceitos de estágio com uma base teórica partindo do princípio que o mesmo é também uma espécie pesquisa científica, pois, são trabalhados dentro do contexto escolar atual as problemáticas presenciadas durante as fases de observação, onde é apresentado o cotidiano do corpo docente e discentes envolvidos, e coparticipação com os professores no exercício de suas atribuições dentro e fora da sala de aula, analisando e compreendendo o perfil geral de cada turma. Com isso, por meio de um plano de ação elaborado em conjunto com a professora regente da escola objeto do estágio, foi possível aplicar as atividades de forma dinâmica partindo de um estudo das habilidades e competências dos alunos da referida instituição por meio das fases de observação e coparticipação exigidas na disciplina de estágio, considerando também o uso de recursos tecnológicos de fácil acesso, atendendo as obrigatoriedades de um licenciando em computação, de utilizar destes meios para o auxílio na difusão do conhecimento direcionado a estudantes do 1º ano do recém implantado “Novo Ensino Médio” em uma escola da rede pública de ensino. Com o objetivo de observar os processos de aprendizagens dos alunos, empregando as ferramentas tecnológicas como um meio de auxiliar e dinamizar o ensino, por meio de intervenções reflexivas, foi utilizado a plataforma Quiz na disciplina de Matemática, para o ensino do conteúdo referente a gráficos, com o qual foi possível pôr em prática a teoria por meio da intervenção das problemáticas levantadas durante o período de observação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY