A PREVALÊNCIA DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES E SUA RELAÇÃO COM OS ALIMENTOS PREDITORES E PROTETORES - REVISÃO INTEGRATIVA

Autores/as

  • Adriana Duarte de Sousa Universidade Estácio de Sá
  • Rafaela Liberali Universidade Estácio de Sá
  • Vanessa Fernandes Coutinho Universidade Estácio de Sá
  • Nathália dos Reis Franco Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10330

Resumen

Objetivo: Demonstrar a prevalência das doenças cardiovasculares em adultos e sua relação com os alimentos preditores e protetores. Metodologia: revisão sistemática. Foram utilizadas as bases de dados: Bireme, Google acadêmico, PubMed e Scielo. Selecionaram-se trabalhos entre os anos de 2011 a 2021. Resultados: Com base nos estudos incluídos na tabela, a sua maioria foram relevantes para identificar os fatores de riscos cardiovasculares e a relação do consumo dos alimentos protetores - in natura ou minimamente processados e preditores – ultraprocessados, refletindo a necessidade de estratégias nutricionais. Conclusão: Os estudos analisados apresentam fatores de riscos para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares em diversas faixas etárias, destacando o consumo dos alimentos ultraprocessados no favorecimento, e estratégias de hábitos saudáveis na redução. Sugerindo o acompanhamento dos profissionais de saúde na prevenção e controle desses fatores.

Biografía del autor/a

Adriana Duarte de Sousa, Universidade Estácio de Sá

Graduação em nutrição pela Faculdade de Floriano – FAESF e discente do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Nutrição Clínica – Metabolismo, Prática e Terapia nutricional da Universida de Estácio de Sá.  

Rafaela Liberali, Universidade Estácio de Sá

Professora do programa de Pós-graduação Lato Sensu em Nutrição Clínica  – Fundamentos Metabólicos.  

Vanessa Fernandes Coutinho, Universidade Estácio de Sá

Nutricionista; Doutora em Ciências dos Alimentos; Coordenadora do curso de Nutrição Clínica da Universidade Estácio de Sá.  

Nathália dos Reis Franco, Universidade Estácio de Sá

Nutricionista Residente; Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), São Paulo, SP - Brasil.   

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Sousa, A. D. de, Liberali, R., Coutinho, V. F., & Franco, N. dos R. (2023). A PREVALÊNCIA DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES E SUA RELAÇÃO COM OS ALIMENTOS PREDITORES E PROTETORES - REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 1541–1551. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10330