O ENSINO DAS LEIS DE NEWTON AUXILIADO POR EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10205

Palabras clave:

Experimentos de baixo custo. Experimentos de fácil acesso. leis de Newton. Ensino de física.

Resumen

Este estudo trata sobre a aplicação de experimentos de baixo custo em sala de aula no tema sobre as leis de Newton. Os detalhes quanto à construção e montagem dos experimentos a serem aplicados em sala de aula são apresentados, podendo ser replicados por professores ou alunos. Foi verificado por meio de questionários respondidos pelos estudantes que estes passam a ter um maior interesse pelas aulas de física quando estas envolvem a realização de um experimento prático associado ao conceito teórico ministrado em sala de aula. A aplicação se deu em uma turma do ensino fundamental II de uma escola da cidade de Senador Canedo, localizada na região metropolitana de Goiânia.

Biografía del autor/a

Gabriela Ferreira Santos, Universidade Católica de Goiás

Graduada em Licenciatura Plena em Física pela Escola de Formação de Professores e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Clóves Gonçalves Rodrigues, Universidade Católica de Goiás

Professor Titular da Escola Politécnica e de Artes da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Doutor em Ciências pelo Instituto de Física “Gleg Wataghin”, Unicamp. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0140-9847. 

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Santos, G. F., & Rodrigues, C. G. (2023). O ENSINO DAS LEIS DE NEWTON AUXILIADO POR EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 834–846. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10205