METODOLOGIAS FOCADAS NA GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO SUPERIOR NA ÁREA DA ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Iany Tâmilla Pereira Batista Faculdade UNINTA
  • Ivana Cristina Vieira de Lima Maia Universidade Federal do Ceará
  • André Sousa Rocha Faculdade UNINTA
  • Robson de Sousa Morais Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9282

Palavras-chave:

Gamificação. Enfermagem. Educação superior. Aprendizagem. Tecnologia da Informação.

Resumo

Objetivo: Identificar, na literatura, metodologias focadas na gameficação para o ensino na área da enfermagem. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura sobre as metodologias focadas na gameficação para o ensino na área da enfermagem. Resultados: Os artigos selecionados revelaram aspectos que confirmam o uso promissor dos serious game por estudantes da enfermagem. O estudo de um serious game, que tratava sobre cuidados de saúde domiciliar, mostrou que os alunos viram a ferramenta como um meio para se tornarem observadores ativos e que a mesma proporcionou-lhes experiências de ação e reflexão sobre suas ações, ao mesmo tempo que forneceu avaliações formativas de conhecimentos, habilidades e atitudes pessoais. Considerações finais: Houve apenas um estudo publicado no Brasil, demonstrando a necessidade de ampliar a realização de estudos direcionados à gameficação no ensino da enfermagem em nível nacional. Recomenda-se para futuras pesquisas a realização de estudos que envolvam serious games direcionados ao ensino nas áreas da urgência e emergência, saúde da criança, saúde do adulto e saúde do idoso.

Biografia do Autor

Iany Tâmilla Pereira Batista, Faculdade UNINTA

Docente do curso de Enfermagem da Faculdade UNINTA – Itapipoca. 

Ivana Cristina Vieira de Lima Maia, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Enfermagem – Universidade Federal do Ceará. 

André Sousa Rocha, Faculdade UNINTA

Docente do curso de Psicologia da Faculdade UNINTA – Itapipoca.

Robson de Sousa Morais, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Tecnologia Educacional – Universidade Federal do Ceará. 

Downloads

Publicado

2023-04-29

Como Citar

Batista, I. T. P., Maia, I. C. V. de L., Rocha, A. S., & Morais, R. de S. (2023). METODOLOGIAS FOCADAS NA GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO SUPERIOR NA ÁREA DA ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 966–983. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9282