O PAPEL DO PROFESSOR EM RELAÇÃO AO CONTEXTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra UNADES
  • Michel da Costa UNIAN
  • Marcela Mary José da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ
  • Angélica Maria Abílio Alvarenga Universidad  Columbia del Paraguay
  • Fabiano Rodrigues Marques Universidade Veiga de Almeida -Rj
  • Giselle Carmo Maia UNITINS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i12.8107

Palavras-chave:

Professor. Ensino. Aprendizagem. Inclusão.

Resumo

Esta pesquisa teve como foco principal evidenciar o comportamento, nas dimensões cognitiva e afetiva, da criança vista pelo professor como possuidora de dificuldade de aprendizagem no contexto da Educação Inclusiva. Na construção deste trabalho utilizou-se de revisão de literatura em periódicos científicos encontrados na base de dados da SciELO, LILACS e Google Acadêmico. Os métodos de inclusão foram os que estiveram  em conformidade com a temática do trabalho, considerando o período entre 1997 e 2022, que atendam aos princípios éticos e tenham validação científica. Foi possível analisar a influência do professor em relação ao ensino e aprendizagem no contexto da inclusão escolar e também refletir sobre o papel do educador no contexto educacional.

Biografia do Autor

Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, UNADES

Doutorando em Ciências da Educação – UNADES, Mestre em Filosofia – Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Michel da Costa, UNIAN

Doutor em Educação Matemática – UNIAN, Mestre em Educação Matemática – UNIBAN.

Marcela Mary José da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

Doutora em Serviço Social – UFRJ, Mestre em Educação e Contemporaneidade-UNEB

Angélica Maria Abílio Alvarenga, Universidad  Columbia del Paraguay

Mestranda em Ciência da Educação - Universidad  Columbia del Paraguay.

Fabiano Rodrigues Marques, Universidade Veiga de Almeida -Rj

Especialista em Fisiologia do exercício- Universidade Veiga de Almeida -Rj.

Giselle Carmo Maia, UNITINS

Especialista em Planejamento e Gestão de Projetos Sociais (UNITINS) e em Formação em Educação a Distância (UNIP).

Downloads

Publicado

2023-01-12

Como Citar

Guerra, A. de L. e R. ., Costa, M. da ., Silva, M. M. J. da ., Alvarenga, A. M. A. ., Marques, F. R. ., & Maia, G. C. . (2023). O PAPEL DO PROFESSOR EM RELAÇÃO AO CONTEXTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(12), 856–866. https://doi.org/10.51891/rease.v8i12.8107