TDI OU PROFESSOR? TRAJETÓRIAS E IDENTIDADES EM PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO PRECOCE DE UM CENTRO DE CRECHE DO MUNICÍPIO DE CUIABA

Authors

  • Rafael de Arruda Falcão Neto LEARNECEFE
  • Caroline Alves Fé em Deus Faculdade SEDAC
  • Anne Karoline Oliveira Ferreira da Silva Faculdades Integradas de Várzea Grande- FIAVEC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7284

Keywords:

Identidade Profissional. TDI. Educação infantil.

Abstract

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. O tema da pesquisa foram as identidades profissionais dos Técnicos de Desenvolvimento Infantil - TDIs, que atuam na cidade de Cuiabá. O objetivo da pesquisa foi encontrar respostas para a seguinte questão: Como se delimitam as trajetórias e identidades profissionais dos Técnicos de Desenvolvimento Infantil - TDI que atuam em uma creche de Cuiabá? Para buscar respostas para o problema anunciado, escolhi como objetivo geral compreender, discutir e refletir sobre os caminhos pessoais e educacionais que levaram o TDI à educação infantil, bem como os fatores que o levaram a permanecer na profissão, destacando elementos de seus respectivos. Ao realizar esta pesquisa tive a oportunidade de fazer uma observação sobre a profissão de TDI no Município de Cuiabá, seus anseios, as leis que regulamentam a profissão, as políticas públicas para a profissão de TDI e uma grande dúvida que os profissionais ainda têm consigo .próprios, pois esses profissionais não são considerados professores, pois planejam e realizam as mesmas tarefas que um professor de sala de aula além de cuidar. A pesquisa mostrou que, embora os TDI sejam claros quanto à sua condição profissional como técnicos, eles se consideram docentes pelas funções que exercem nas creches; buscaram qualificação profissional para atuar como professores e estão muito comprometidos com a perspectiva de desenvolver o trabalho dos educadores para além do papel de cuidador que tradicionalmente lhes foi atribuído.

Author Biographies

Rafael de Arruda Falcão Neto, LEARNECEFE

Mestrado em Relações Internacionais pela LEARNECEFE no ano 2012. Especialista educação infantil pela UFMT em 26 de março de 2015. Licenciatura em Pedagogia para a Educação Infantil, pela UFMT no ano de 2010.

Caroline Alves Fé em Deus, Faculdade SEDAC

Licenciada em Pedagogia, promovida pelo Centro Universitário de Várzea Grande- UNIVAG. Ano 2015 / Especialista em Psicopedagogia. Promovida pela Faculdade SEDAC. Ano 2017. E-mail: carolalves9256@gmail.com

Anne Karoline Oliveira Ferreira da Silva, Faculdades Integradas de Várzea Grande- FIAVEC

Especialista em Educação Especial com ênfase em inclusão. Ano 2016. Promovida pela Faculdades Integradas de Várzea Grande FIAVEC/Especialista em Artes Visuais. Ano 2018. Promovida pela Faculdade INVEST de ciências e tecnologia/Licenciatura em Pedagogia. Ano 2013. Promovida pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. E-mail: anneksilva2016@gmail.com e annekpretinha82@hotmail.com

Published

2022-11-03

How to Cite

Falcão Neto, R. de A. ., Deus, C. A. F. em ., & Silva, A. K. O. F. da . (2022). TDI OU PROFESSOR? TRAJETÓRIAS E IDENTIDADES EM PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO PRECOCE DE UM CENTRO DE CRECHE DO MUNICÍPIO DE CUIABA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 1747–1767. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7284