TDI OU PROFESSOR? TRAJETÓRIAS E IDENTIDADES EM PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO PRECOCE DE UM CENTRO DE CRECHE DO MUNICÍPIO DE CUIABA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7284Keywords:
Identidade Profissional. TDI. Educação infantil.Abstract
Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. O tema da pesquisa foram as identidades profissionais dos Técnicos de Desenvolvimento Infantil - TDIs, que atuam na cidade de Cuiabá. O objetivo da pesquisa foi encontrar respostas para a seguinte questão: Como se delimitam as trajetórias e identidades profissionais dos Técnicos de Desenvolvimento Infantil - TDI que atuam em uma creche de Cuiabá? Para buscar respostas para o problema anunciado, escolhi como objetivo geral compreender, discutir e refletir sobre os caminhos pessoais e educacionais que levaram o TDI à educação infantil, bem como os fatores que o levaram a permanecer na profissão, destacando elementos de seus respectivos. Ao realizar esta pesquisa tive a oportunidade de fazer uma observação sobre a profissão de TDI no Município de Cuiabá, seus anseios, as leis que regulamentam a profissão, as políticas públicas para a profissão de TDI e uma grande dúvida que os profissionais ainda têm consigo .próprios, pois esses profissionais não são considerados professores, pois planejam e realizam as mesmas tarefas que um professor de sala de aula além de cuidar. A pesquisa mostrou que, embora os TDI sejam claros quanto à sua condição profissional como técnicos, eles se consideram docentes pelas funções que exercem nas creches; buscaram qualificação profissional para atuar como professores e estão muito comprometidos com a perspectiva de desenvolver o trabalho dos educadores para além do papel de cuidador que tradicionalmente lhes foi atribuído.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Atribuição CC BY