RULE GAMES IN CHILD COGNITIVE DEVELOPMENT

Authors

  • Adriana Fátima Arruda da Costa Faculdades Integradas de Ariquemes – FIAR
  • Dailze Luzia da Cruz Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia
  • Joanilde da Silva Faculdade das Águas Emendadas – FAE
  • Joelma Auxiliadora Soares do Prado Associação Varzeagradense de Ensino e Cultura – AVEC
  • Raquel de Almeida Santos Oliveira Faculdade Afirmativo
  • Viviane Ramos Mota Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6806

Keywords:

Rules Game. Cognitive Development. Literacy.

Abstract

This article aims to analyze the relationship between the playful aspect, the game of rules and literacy. This is a study that aims to verify how playing can be an adequate tool in children's literacy. The theoretical foundation is presented, a brief history of education, games, the importance of the rules of the game for cognitive development and respect for norms and rules in general, are important in today's society.

Author Biographies

Adriana Fátima Arruda da Costa, Faculdades Integradas de Ariquemes – FIAR

Graduada em Pedagogia pela Universidade Pitágoras Unopar, Especialista em Educação Infantil e as Séries Iniciais pelas Faculdades Integradas de Ariquemes – FIAR.

Dailze Luzia da Cruz, Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE, Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais  pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia.

Joanilde da Silva, Faculdade das Águas Emendadas – FAE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato-Grosso – UFMT, Especialista em Educação Infantil e Especial pela Faculdade das Águas Emendadas – FAE.

Joelma Auxiliadora Soares do Prado, Associação Varzeagradense de Ensino e Cultura – AVEC

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Associação Varzeagradense de Ensino e Cultura – AVEC.

Raquel de Almeida Santos Oliveira, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário - UNIVAG, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Afirmativo.

Viviane Ramos Mota, Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC.

Published

2022-09-20

How to Cite

Costa, A. F. A. da ., Cruz, D. L. da ., Silva, J. da ., Prado, J. A. S. do ., Oliveira, R. de A. S. ., & Mota, V. R. . (2022). RULE GAMES IN CHILD COGNITIVE DEVELOPMENT. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 1454–1463. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6806