“O TEJO É MAIS BELO QUE O RIO QUE CORRE PELA MINHA ALDEIA”, DE ALBERTO CAEIRO (FERNANDO PESSOA): LITERATURA (SIMBOLOGIA) E ENSINO (LETRAMENTO LITERÁRIO)

Autores/as

  • Fernando Bruno Antonelli Molina Benites Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6316

Palabras clave:

Simbologia. Letramento literário. Ensino.

Resumen

No presente trabalho, pretendemos apresentar uma breve conceituação de literatura, empreita esta que almeja vir ao encontro da importância ímpar que a arte literária tem para o ensino, culminando com as considerações sobre o letramento literário e com o delineamento de uma proposta de ensino segundo as prerrogativas deste, evidenciando para isso a simbologia no poema “O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia”, de Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa. Com tudo isso, esperamos contribuir para a visibilidade da literatura no âmbito do ensino, não somente como disciplina, mas como veículo de intersecção de múltiplos conteúdos e saberes. Por meio do recorte empreendido e do objetivo traçado, portanto, almejamos alcançar e demonstrar tal potencial da leitura literária, utilizando a sequência de ensino elaborada, tendo como público os alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio, como exemplo das múltiplas possibilidades de se explorar as entrelinhas do texto literário.

Biografía del autor/a

Fernando Bruno Antonelli Molina Benites, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorando em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Campus Ponta Grossa). Mestre em Ensino de Ciências Humanas, Especialista em Línguas e Literaturas Inglesa e Portuguesa. E-mail: professorfernandobruno@gmail.com

Publicado

2022-07-30

Cómo citar

Benites, F. B. A. M. . (2022). “O TEJO É MAIS BELO QUE O RIO QUE CORRE PELA MINHA ALDEIA”, DE ALBERTO CAEIRO (FERNANDO PESSOA): LITERATURA (SIMBOLOGIA) E ENSINO (LETRAMENTO LITERÁRIO). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 97–113. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6316