EXERCISE OF PARENTAL RESPONSIBILITY IN MONITORING THE LEARNING OF 9TH AND 10TH CLASS STUDENTS IN MOZAMBIQUE, CASE STUDY: ALFREDO NAMITETE SECONDARY SCHOOL, MAPUTO PROVINCE

Authors

  • Octávio Manuel de Jesus Instituto Central das Ciências Pedagógicas de Havana-Cuba
  • Vitoria Afonso Langa de Jesus Ministério da Ciência e Tecnologia
  • Manuel Pastor Francisco Conjo Universidade Federal de Viçosa–Minas
  • Adelina Mariquele Baera Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique
  • Vaz Fernando Baera Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5545

Keywords:

Parental responsibility. Learning follow-up. Parents and guardians.

Abstract

This article has as its starting point the question «How do parents and guardians exercise their parental responsibility in monitoring the learning of students in the 9th and 10th grades at Escola Secundária Alfredo Namitete». A qualitative methodological approach was adopted, which is based on the analysis of the subjects' perceptions, collected by survey, which are sometimes also represented through the use of quantitative resources. As methodological support, the methods of document analysis and survey were also applied. The study had a socially differentiated sample, with a total of 320 subjects, distributed among different subgroups: 189 Students/Students from the 98th and 10th grade, 28 Class Directors and 103 Parents and Guardians. The sampling technique used to form the sample was convenience sampling.

Author Biographies

Octávio Manuel de Jesus, Instituto Central das Ciências Pedagógicas de Havana-Cuba

Doutor em Ciências Pedagógicas, Moçambicano, funcionário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Doutoramento (2003),em Ciências Pedagógicas, componente Educação Ambiental, através da disciplina de Geografia, no Instituto Central das Ciências Pedagógicas de Havana-Cuba. Mestrado (1998), em Didáctica da Geografia, Menção Geografia Económica e Social, no Instituto Superior Pedagógico “Enrique José Varona” em Havana- Cuba. Licenciatura (1992)em Ensino de História e Geografia, no Instituto Superior Pedagógico de Maputo-Moçambique.Docente na Universidade Pedagógica de Maputo (desde 2006), categoria Professor Auxiliar, nas seguintes cadeiras científicas: Gestão Ambiental e Educação Ambiental; Didáctica de Geografia; Geografia de Moçambique I e II; Temas de Actualidade em Geografia Física Geral e Geografia Física Regional.Membro de Júri, Supervisor e Arguente nas Defesas de Monografias, Dissertações em Havana- Cuba e Maputo-Moçambique.Supervisor das teses de Doutoramento em Moçambique. Correio electrónico: Octaviom2001@yahoo.es.

Vitoria Afonso Langa de Jesus, Ministério da Ciência e Tecnologia

Doutorada em Sociologia.  Diretora Executiva do Fundo Nacional de Investigacao (FNI). Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional Mandal. E-mail: 0691@yahoo.es. www.fni.gov.mz

Manuel Pastor Francisco Conjo, Universidade Federal de Viçosa–Minas

Doutorado Engenharia de Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa–Minas Gerais–Brasil. Instituição: Universidade Pedagógica de Maputo/Universidade Federal de Viçosa. Mestrado em Gestão Ambiental pela Universidade Pedagógica de Maputo–Moçambique. Bacharel e Licenciado em Ensino de Geografia pela Universidade Pedagógica de Maputo–Moçambique. Técnico Superior em Higiene e Segurança no Trabalho e Meio Ambiente pela Ensine Moçambique. Doente universitária Nas disciplinas de Gestão e Educação ambiental. E-mail: pastorconjo007@gmail.com

Adelina Mariquele Baera, Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique

Doutoranda em Educação – Currículo, Mestre em Educação/Formação de Formadores, Licenciada em Planificação, Administração e Gestão Escolar, pela Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique, Bacharelado em Ciência de Educação: Especialidade em Educação Moral Cívica, pelo Instituto Superior Mãe Maria da África (ISMA), Maputo – Moçambique, Docente na Cadeira de Ética e Deontologia Profissional, no Instituto Superior Dom Bosco em Maputo – Moçambique, Docente na Cadeira de Organização Administração Escolar no Instituto Superior de Estudos de Defesa “Tenente – General Armando Emílio Guebuza” (ISIDEF) em Maputo – Moçambique, Professora há 21 anos, nos vários níveis de Ensino em Inhambane e Maputo Província – Moçambique. E-mail: adelinamariquele@gmail.com

Vaz Fernando Baera, Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique

Mestre em Educação, Administração e Gestão de Educação, Licenciado em Planificação, Administração e Gestão Escolar, Bacharelato em Planificação, Administração e Gestão Escolar, pela Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique, Oficial Superior da Polícia da República de Moçambique (PRM), na Classe de Supertendente da Polícia. E-mail: vazfernandobaera@gmail.com

Published

2022-05-31

How to Cite

Jesus, O. M. de ., Jesus, V. A. L. de ., Conjo, M. P. F. ., Baera, A. M. ., & Baera, V. F. . (2022). EXERCISE OF PARENTAL RESPONSIBILITY IN MONITORING THE LEARNING OF 9TH AND 10TH CLASS STUDENTS IN MOZAMBIQUE, CASE STUDY: ALFREDO NAMITETE SECONDARY SCHOOL, MAPUTO PROVINCE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 152–167. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5545