EXERCÍCIO DA RESPONSABILIDADE PARENTAL NO ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DA 9ª E 10ª CLASSES EM MOÇAMBIQUE, ESTUDO DE CASO: ESCOLA SECUNDÁRIA ALFREDO NAMITETE, PROVÍNCIA DE MAPUTO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5545Palavras-chave:
Responsabilidade parental. Acompanhamento da aprendizagem. Pais e encarregados de educação.Resumo
Este artigo tem como questão de partida a pergunta «Como é que os pais e encarregados de educação exercem a sua responsabilidade parental no acompanhamento da aprendizagem dos educandos da 9ª e 10ª classe na Escola Secundária Alfredo Namitete». Enveredou-se pela abordagem metodológica qualitativa, que tem como base a análise das perceções dos sujeitos, coletadas por inquérito, que por vezes também são representados através do uso de recursos quantitativos. Como suporte metodológico foram aplicados ainda os métodos de análise documental e do inquérito. O estudo teve uma amostra socialmente diferenciada, com um total de 320 sujeitos, distribuídos por diversos subgrupos: 189 Alunos/Educandos da 98 e 10ª classe, 28 Directores de Turma e 103 Pais e Encarregados de Educação. A técnica de amostragem usada para a constituição da amostra foi de amostragem por conveniência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY