O ENSINO DE CIÊNCIA NATURAIS E AS TECNOLOGIAS “INOVADORAS” COM PERSPECTIVA NAS METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

  • Antônio dos Santos Leonel UNIFAP
  • Ronaldo dos Santos Leonel UEPA
  • Joab Marques da Costa Instituto Federal de Ciências e tecnologias do Pará–IFPA
  • Maxilene Ferreira Sales Universidade Federal do Pará
  • Aldemberg Meireles Soares da Silva FACINTER
  • Raquel Damares Machado Meireles da Silva UFPA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5510

Palavras-chave:

Educação em ciências naturais. Ensino científico. Novas tecnologias. Metodologias ativas.

Resumo

A inquietude com o ensino de ciências naturais é cada vez mais evidente e são inúmeras as iniciativas que utilizam tecnologias educacionais pautadas nas metodologias ativas. Entretanto, muito ainda se debate sobre eficientes formas de usar essas tecnologias na educação em ensino de ciências naturais. Diante do exposto, constituímo-nos uma introdução sobre alguns termos ligados ao ensino e um pouco sobre a importância e a real necessidade da formação da consciência científica para o exercício pleno da cidadania. Seguimos definindo o que são as “inovadoras” tecnologias e as metodologias ativas. Finalizamos exemplificando formas de uso desta tecnologia para a educação no ensino de ciências naturais.

Biografia do Autor

Antônio dos Santos Leonel, UNIFAP

Professor do magistério superior, colegiado Letras/Francês- UNIFAP. Doutorando em Ciências da Educacion -UNADES. Mestre em Ciências da Educacion - UNADES. Especialista em linguística aplicada – FTA e Graduado em Letras/português – UVA Macapá/Amapá. E-mail: Leonel.lima_filho@hotmail.com. http://lattes.cnpq.br/7835748549798398.

Ronaldo dos Santos Leonel, UEPA

Mestrando em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia –UEPA e Graduado em Biologia-UVA e Educação do Campo com Habilitação em Ciências da Natureza e Matemática - IFPA/CAMPUS Altamira Pós-Graduado em Educação Especial FAVINE e Gestão Escolar UNINTER, Professor Efetivo da educação básica no Município de Altamira. E-mail: ronaldoleonelatm@gmail.com. http://lattes.cnpq.br/6105638621607429

Joab Marques da Costa, Instituto Federal de Ciências e tecnologias do Pará–IFPA

Graduado em educação do Campo com Habilitação em Ciências Sociais e Humanas pelo Instituto Federal de Ciências e tecnologias do Pará–IFPA. Professor da educação básica no Município de Altamira/Pará. E-mail: joabmax530@gmail.com. lattes: http://lattes.cnpq.br/9196660186320348

Maxilene Ferreira Sales, Universidade Federal do Pará

Formada em Letras pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Estudos Linguísticos e Análise Literária / FAPAF. Licenciada em Pedagogia (Faculdade Intervale) Especialista em Gestão e Coordenação. Pedagógica (Faculdade Intervale) Prof.ª de Língua Portuguesa dos anos finais do Município de Altamira. E-mail: maxilene1@hotmail.com. lattes: http://lattes.cnpq.br/200718433014125585.5273

Aldemberg Meireles Soares da Silva, FACINTER

Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de História e Geografia FACINTER. Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia UFPA, Professor Efetivo da Educação Geral no Município de Altamira-PA, Email: aldembergmss@hotmail.com.

Raquel Damares Machado Meireles da Silva, UFPA

Pós-Graduada em Matemática do Ensino Básico UFPA, Graduada em Licenciatura Plena em Matemática UFPA, Professora efetiva da Rede Estadual de Ensino do Estado do Pará, Email: raquel.da.mares@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Leonel, A. dos S. ., Leonel, R. dos S. ., Costa, J. M. da ., Sales, M. F. ., Silva, A. M. S. da ., & Silva, R. D. M. M. da . (2022). O ENSINO DE CIÊNCIA NATURAIS E AS TECNOLOGIAS “INOVADORAS” COM PERSPECTIVA NAS METODOLOGIAS ATIVAS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 451–460. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5510