INTERTEXTUALIDADE: O FENÔMENO DO DÉTOURNEMENT EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DE PRODUTOS COMERCIAIS

Authors

  • Francisco Edivan da Silva Faculdade Estratego de Belém do Pará
  • Antônio Luciano Pontes UNESP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3571

Keywords:

Intertextuality. Détournement. Polyphony.

Abstract

In the present study, we seek to research and analyze the occurrence of détournements in advertising slogans and commercial advertisements, based on the studies proposed by Grésillon & Maingueneau (1984) and further developed by Koch, Bentes and Cavalcante (2008). From this proposal, the following objectives were developed: to investigate types of text that generate détournement, to analyze the operations present in the passage from the source text to the intertextual text and to describe the linguistic categories that represent the détournement operations. In the end, we summarize the results obtained, giving emphasis to those of greater relevance, and, with that, we show how our research questions were answered and, consequently, our objectives were achieved.

Author Biographies

Francisco Edivan da Silva, Faculdade Estratego de Belém do Pará

Atualmente está fazendo Especialização em Docência do Ensino Básico e Superior pela Faculdade Estratego de Belém do Pará. Desenvolve estudos envolvendo a intertextualidade, em especial, voltados para a Literatura. E- mail: fedivan2014@gmail.com

Antônio Luciano Pontes, UNESP

Doutorado em Lingüística (UNESP), sob a orientação da Professora Doutora Ieda Maria Alves (USP). Mestre em Língua Portuguesa (UFPB).  Membro do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Lexicografia, Terminologia e Ensino (LETENS). Professor Titular no curso de Letras da UERN, onde está ligado ao Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) e Mestrado Profissionalizante de Letras (PROFLETRAS). Está vinculado ao Programa de Pós-graduação de Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará. Participa como membro-efetivo do GT Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, da ANPOLL. Desenvolve pesquisa nas áreas de Geolinguística, Lexicografia teórica, fazendo interface com a Teoria da Multimodalidade, Análise do Discurso, Geografia Linguística. Autor de diversos livros, capítulos e artigos sobre Metalexicografia Pedagógica, Lexicografia Multimodal, Lexicografia prática. Atualmente integra a equipe do Atlas Linguístico do Brasil e do Projeto Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português. O pesquisador é vice-líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Funcionalistas (GPEF/UERN) e líder do Grupo de Pesquisa Lexicografia, Terminologia e Ensino (LETENS/UECE), cadastrado no CNPq. 

Published

2021-12-30

How to Cite

Silva, F. E. da ., & Pontes, A. L. . (2021). INTERTEXTUALIDADE: O FENÔMENO DO DÉTOURNEMENT EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DE PRODUTOS COMERCIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 1251–1276. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3571