INTERTEXTUALIDADE: O FENÔMENO DO DÉTOURNEMENT EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DE PRODUTOS COMERCIAIS

Autores/as

  • Francisco Edivan da Silva Faculdade Estratego de Belém do Pará
  • Antônio Luciano Pontes UNESP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3571

Palabras clave:

Intertextualidade. Détournement. Polifonia.

Resumen

No presente estudo, procuramos pesquisar e analisar a ocorrência de détournements em slogans de anúncios publicitários e propagandas comerciais, com base nos estudos propostos por Grésillon & Maingueneau (1984) e aprofundados por Koch, Bentes e Cavalcante (2008). A partir dessa proposta, desdobraram-se os seguintes objetivos: investigar tipos de texto que geram détournement, analisar as operações presentes na passagem do texto-fonte para o texto intertextual e descrever as categorias linguísticas que representam a operação do détournement. Ao final, sintetizamos os resultados obtidos, dando ênfase àqueles de maior relevância, e, com isso, mostramos como nossas questões de pesquisa foram respondidas e, consequentemente, foram atingidos nossos objetivos.

Biografía del autor/a

Francisco Edivan da Silva, Faculdade Estratego de Belém do Pará

Atualmente está fazendo Especialização em Docência do Ensino Básico e Superior pela Faculdade Estratego de Belém do Pará. Desenvolve estudos envolvendo a intertextualidade, em especial, voltados para a Literatura. E- mail: fedivan2014@gmail.com

Antônio Luciano Pontes, UNESP

Doutorado em Lingüística (UNESP), sob a orientação da Professora Doutora Ieda Maria Alves (USP). Mestre em Língua Portuguesa (UFPB).  Membro do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Lexicografia, Terminologia e Ensino (LETENS). Professor Titular no curso de Letras da UERN, onde está ligado ao Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) e Mestrado Profissionalizante de Letras (PROFLETRAS). Está vinculado ao Programa de Pós-graduação de Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará. Participa como membro-efetivo do GT Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, da ANPOLL. Desenvolve pesquisa nas áreas de Geolinguística, Lexicografia teórica, fazendo interface com a Teoria da Multimodalidade, Análise do Discurso, Geografia Linguística. Autor de diversos livros, capítulos e artigos sobre Metalexicografia Pedagógica, Lexicografia Multimodal, Lexicografia prática. Atualmente integra a equipe do Atlas Linguístico do Brasil e do Projeto Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português. O pesquisador é vice-líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Funcionalistas (GPEF/UERN) e líder do Grupo de Pesquisa Lexicografia, Terminologia e Ensino (LETENS/UECE), cadastrado no CNPq. 

Publicado

2021-12-30

Cómo citar

Silva, F. E. da ., & Pontes, A. L. . (2021). INTERTEXTUALIDADE: O FENÔMENO DO DÉTOURNEMENT EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DE PRODUTOS COMERCIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 1251–1276. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3571