A EDUCAÇÃO MUSICAL NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DAS SÉRIES INICIAIS

Authors

  • Adilce Maria Xavier de Campos Faculdade de Educação de Assis
  • Andreia Menegueti Universidade Cândido Mendes – Rio de Janeiro
  • Astrogilda Silva de Oliveira Faculdade de Educação São Luís
  • Crist Wilian de Moura Barbosa da Silva Faculdade Brasileira de Educação e Cultura
  • Gercina Fabiana Santana Barros UNIC
  • Giselle Carolina de Lima e Silva UNOPAR
  • Jaqueline Miranda de Sena AVEC – Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura
  • Luana Xavier Gonçalves de Paula UNIASSELVI
  • Rosangela Cristina de Souza Machado FIAVEC – Faculdades Integradas de Várzea Grande
  • Uetes do Carmo Santos UNIP-DF

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2986

Keywords:

Learning. Psychopedagogical Intervention. Musical education. Song. Teaching Strategy.

Abstract

Learning is the focus of psychopedagogical discussions, seeking better forms of diagnosis and strategies to work with students and teachers in the teaching-learning process. In this context, music education is presented to work on the learning of basic education students, based on a form of psychopedagogical intervention in the teaching-learning process. The general objective of this study is to discuss the potential of music education in the development of learning for students in basic education. This study qualifies as a bibliographic research. The development of this study is based on the importance of understanding the potential of music education in the teaching-learning process of students in the classroom. Music education is not restricted to the training of musicians, but it is also a teaching strategy to promote the learning of diverse knowledge to initial series students.

Author Biographies

Adilce Maria Xavier de Campos, Faculdade de Educação de Assis

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales. Pós-graduada pelo Instituto Educacional de Assis – IEDA. Faculdade de Educação de Assis – Didática Geral. e-mail: adilce.campos@hotmail.com.

Andreia Menegueti, Universidade Cândido Mendes – Rio de Janeiro

Especialista em Educação Física pela Universidade Cândido Mendes – Rio de Janeiro. Graduada em Educação Física Licenciatura pela Universidade Cuiabá – UNIC. Professora efetiva da rede pública municipal de Cuiabá-MT. e-mail: andreiamenegueti978@gmail.com.

Astrogilda Silva de Oliveira, Faculdade de Educação São Luís

Concluído em 1998 pela Universidade de Cuiabá – UNIC o curso de Pedagogia – Licenciatura Plena. Pós-Graduação em 2020 pela Faculdade de Educação São Luís no curso de Educação Especial e Inclusiva. e-mail: astrogildasilva10@gmail.com.

Crist Wilian de Moura Barbosa da Silva, Faculdade Brasileira de Educação e Cultura

Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura. Pós-graduado em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade de Administração, Humanas e Exatas. Licenciado em Geografia pela UNIP. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Delta. e-mail: cristwilian@hotmail.com.

Gercina Fabiana Santana Barros, UNIC

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela UNIC. Pós-graduada em Educação Infantil e Alfabetização pelo ICEC. e-mail: barrosfabiana212@gmail.com.

Giselle Carolina de Lima e Silva, UNOPAR

Licenciada em Pedagogia pela UNOPAR. Especialista em Educação Infantil com ênfase em letramento pela FACITEP. E-mail: gi.lima3@hotmail.com.

Jaqueline Miranda de Sena, AVEC – Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura

Licenciatura em Pedagogia pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso. Pós-graduada em Educação Infantil pela AVEC – Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura. e-mail: jaque_sena@hotmail.com.

Luana Xavier Gonçalves de Paula, UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia – UNOPAR. Pós-graduada em psicopedagogia – UNIASSELVI. e-mail: depailaluana765@gmail.com.

Rosangela Cristina de Souza Machado, FIAVEC – Faculdades Integradas de Várzea Grande

Graduada em Pedagogia pela UNIVAG – Centro Universitário de Várzea Grande. Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela FIAVEC – Faculdades Integradas de Várzea Grande. e-mail: rosangelacsm@gmaill.com.

Uetes do Carmo Santos, UNIP-DF

Pós-graduado em Educação Infantil e Ensino Fundamental (UNIP-DF). Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA). Licenciado em Educação Física pela Universidade Paulista (UNIP). e-mail: pefprofessor@gmail.com.

Published

2021-11-22

How to Cite

Campos, A. M. X. de ., Menegueti, A. ., Oliveira, A. S. de ., Silva, C. W. de M. B. da ., Barros, G. F. S. ., Silva, G. C. de L. e, … Santos, U. do C. . (2021). A EDUCAÇÃO MUSICAL NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DAS SÉRIES INICIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 2984–2998. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2986