A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Authors

  • Antônia Avanildes Cardozo Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas - ICE
  • Adriana Aparecida da Cruz Alves Faculdade Poliensino - FP
  • Carina da Silveira Campos Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Eliane Maria de Lima Paixão Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas – ICE
  • Gleice Aparecida Martins Faculdade São Luíz
  • Raiza Mara Aparecida de Almeida Insituto de Ensino Superior de Minas Gerais – IESMIG
  • Silvia Casmal de Freitas Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2796

Keywords:

Common National Curriculum Base. Child education. Resume.

Abstract

This article analyzes the developments of the National Common Curriculum Base (BNCC) for early childhood education and highlights the advances and setbacks of this base. It is concluded that the document is ambiguous because, although it represents advances in early childhood education, especially with regard to the concept of childhood and curricular organization, it presents setbacks in its consequences for pedagogical practice and by itself as a characteristic normative document that limits the autonomy of teachers and children in the development of curricula.

Author Biographies

Antônia Avanildes Cardozo, Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas - ICE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRG, Especialista em Educação Ambiental pelas Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas - ICE. 

Adriana Aparecida da Cruz Alves, Faculdade Poliensino - FP

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC. Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade São Luíz. Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Poliensino - FP.

Carina da Silveira Campos, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Eliane Maria de Lima Paixão, Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas – ICE

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas – ICE, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pelas Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas – ICE.

Gleice Aparecida Martins, Faculdade São Luíz

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC. Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade São Luíz.

Raiza Mara Aparecida de Almeida, Insituto de Ensino Superior de Minas Gerais – IESMIG

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Neuropsicopedagogia pelo Insituto de Ensino Superior de Minas Gerais – IESMIG.

Silvia Casmal de Freitas, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC. Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade São Luíz. Especialista em Educação Infantil com Ênfase em Alfabetização pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia.

Published

2021-11-06

How to Cite

Cardozo, A. A. ., Alves, A. A. da C. ., Campos, C. da S. ., Paixão, E. M. de L. ., Martins, G. A. ., Almeida, R. M. A. de ., & Freitas, S. C. de . (2021). A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 2266–2276. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2796