RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA E CIVIL POR DANO AMBIENTAL EM CONTRATOS PÚBLICOS: ANÁLISE DA SOLIDARIEDADE ENTRE ENTE PÚBLICO E CONTRATADO SEGUNDO O STJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i3.24334

Palavras-chave:

Responsabilidade Civil. Dano Ambiental. Contratos Administrativos. STJ. Solidariedade.

Resumo

O presente artigo analisa o regime de responsabilidade administrativa e civil decorrente de danos ambientais no bojo dos contratos administrativos. O objetivo é delimitar o alcance da responsabilidade solidária entre a Administração Pública e o particular contratado, sob a ótica da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A metodologia baseia-se em pesquisa bibliográfica e análise documental de acórdãos e súmulas. Os resultados demonstram que, enquanto na esfera civil vigora a responsabilidade objetiva e solidária fundada no risco integral, na esfera administrativa a responsabilidade é de natureza subjetiva, exigindo a comprovação de culpa ou dolo. Conclui-se que o Estado, embora responda solidariamente na esfera civil, possui o benefício da execução subsidiária quando a omissão no dever de fiscalizar for o nexo causal.

178 149

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thaís Torres Sobreíra, Universidade Federal do Amazonas

    Acadêmica de Direito na Universidade Federal do Amazonas.

  • Yudi Imay, Universidade Federal do Amazonas

    Acadêmico de Direito na Universidade Federal do Amazonas.

  • Hamilton Gomes de Santana Neto, Universidade do Estado do Amazonas

    Orientador: Doutorando em Direito Ambiental na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Doutorando em Função Social do Direito pela Faculdade Autônoma de Direito (FADISP). Mestre em Constitucionalismo e Direitos na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Direito Processual pela Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM). Professor de pós-graduação da ESMAM. Professor substituto na Faculdade de Direito da UFAM. Analista da Fazenda na Sefaz/AM. Advogado.

Downloads

Publicado

2026-03-16

Como Citar

Sobreíra, T. T., Imay, Y., & Santana Neto, H. G. de. (2026). RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA E CIVIL POR DANO AMBIENTAL EM CONTRATOS PÚBLICOS: ANÁLISE DA SOLIDARIEDADE ENTRE ENTE PÚBLICO E CONTRATADO SEGUNDO O STJ. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(3), 1-12. https://doi.org/10.51891/rease.v12i3.24334

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1-10 de 28

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.