ABUSO DE PODER NO EXERCÍCIO DO PODER DE POLÍCIA E A RESPONSABILIZAÇÃO CIVIL DO ESTADO NO DIREITO ADMINISTRATIVO BRASILEIRO

Autores

  • Guilherme Castro de Araújo Hilgenberg Universidade do Estado do Amazonas
  • Hamilton Gomes de Santana Neto Universidade do Estado do Amazonas https://orcid.org/0000-0002-6167-4290
  • Jonathan Andrade Moreira Universidade do Estado do Amazonas
  • Leonardo Souza de Oliveira Universidade Federal do Amazonas
  • Rebeca de Holanda Trusman Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24413

Palavras-chave:

Poder de polícia. Limites da atuação administrativa. Abuso de poder. Responsabilidade civil do Estado. Direitos fundamentais. Controle jurisdicional.

Resumo

O artigo examina o poder de polícia no Direito Administrativo brasileiro, destacando seus fundamentos constitucionais, limites jurídicos e implicações no regime de responsabilidade civil do Estado. Parte-se da análise conceitual e histórica do instituto, evidenciando sua evolução desde o Estado de Polícia até o Estado Constitucional de Direito, no qual a atuação administrativa se submete à legalidade e à proteção dos direitos fundamentais. O estudo aborda os princípios que condicionam o exercício do poder de polícia — como legalidade, finalidade, proporcionalidade, razoabilidade, necessidade e adequação — bem como as hipóteses de abuso de poder, caracterizadas pelo excesso de poder e pelo desvio de finalidade. Em seguida, analisa-se a evolução da responsabilidade civil estatal, culminando na adoção da responsabilidade objetiva fundada na teoria do risco administrativo, especialmente nos casos de atuação irregular no exercício do poder de polícia. Por fim, o trabalho examina a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, demonstrando como os tribunais superiores têm consolidado o entendimento de que o exercício abusivo ou desproporcional do poder de polícia enseja o dever de indenizar, independentemente da comprovação de culpa do agente público, reforçando o papel do controle jurisdicional na proteção dos direitos fundamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Castro de Araújo Hilgenberg, Universidade do Estado do Amazonas

Mestrando em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas.

Hamilton Gomes de Santana Neto, Universidade do Estado do Amazonas

Doutorando em Direito Ambiental na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Doutorando em Função Social do Direito pela Faculdade Autônoma de Direito (FADISP). Mestre em Constitucionalismo e Direitos na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Direito Processual pela Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM). Professor de pós-graduação da ESMAM. Professor substituto na Faculdade de Direito da UFAM. Analista da Fazenda na Sefaz/AM. Advogado.

Jonathan Andrade Moreira, Universidade do Estado do Amazonas

Mestrando em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas.

Leonardo Souza de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmico de Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/PAIC), com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). 

Rebeca de Holanda Trusman, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmica de Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Downloads

Publicado

2026-02-26

Como Citar

Hilgenberg, G. C. de A., Santana Neto, H. G. de, Moreira, J. A., Oliveira, L. S. de, & Trusman, R. de H. (2026). ABUSO DE PODER NO EXERCÍCIO DO PODER DE POLÍCIA E A RESPONSABILIZAÇÃO CIVIL DO ESTADO NO DIREITO ADMINISTRATIVO BRASILEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(2), 1–20. https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24413