A IMPUNIDADE E A NORMALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: BANALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Autores

  • Thais Rodrigues da Cruz Centro Universitário Santo Agostinho
  • Marcus Vinicius do Nascimento Lima Centro Universitário Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22496

Palavras-chave:

Dignidade da pessoa humana. Banalização. Violência de gênero. Políticas públicas.

Resumo

De que maneira a impunidade e a normalização da violência contra a mulher afetam a efetividade da proteção jurídica e dos direitos fundamentais? O estudo tem como objetivo analisar a impunidade e a naturalização da violência de gênero na sociedade contemporânea, à luz do princípio constitucional da dignidade da pessoa humana. Discute-se como a omissão estatal, a insuficiência das políticas públicas e a permanência de estereótipos de gênero contribuem para a banalização das práticas violentas e para a perpetuação das desigualdades entre homens e mulheres. Observa-se que, embora o ordenamento jurídico brasileiro disponha de instrumentos relevantes de proteção, como a Constituição Federal de 1988, a Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) e a Lei nº 13.104/2015 (Lei do Feminicídio), sua efetividade ainda é limitada por fatores culturais, estruturais e institucionais que alimentam a impunidade. Nesse contexto, a partir de uma abordagem qualitativa e método bibliográfico, com base em doutrinas, legislações e tratados internacionais de direitos humanos, propomos que o enfrentamento da violência de gênero deve transcender o campo normativo, exigindo transformações sociais e culturais que assegurem a plena proteção da mulher e a concretização da dignidade da pessoa humana como valor essencial do Estado Democrático de Direito.

1314 338

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thais Rodrigues da Cruz, Centro Universitário Santo Agostinho

    Bacharelanda do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA).

  • Marcus Vinicius do Nascimento Lima, Centro Universitário Santo Agostinho

    Doutor em Ciências Criminais (PUC/RS), Mestre em Direito Constitucional (UFRN) e Especialista em Direito Fiscal, Tributário e Civil (UFPI). Graduado em Direito (CEUT). Advogado, Coordenador e Professor do Curso de Direito do  UNIFSA e Professor da FAESF. 

Downloads

Publicado

2025-11-19

Como Citar

Cruz, T. R. da, & Lima, M. V. do N. (2025). A IMPUNIDADE E A NORMALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: BANALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 11(11), 5499-5512. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22496

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.