DIREITO PENAL E IDENTIDADE DE GÊNERO: DESAFIOS NA TIPIFICAÇÃO DE CRIMES DE TRANSFOBIA NO BRASIL

Autores

  • André Victor Rodrigues Gomes UNP
  • Samara Macedo do Nascimento UNP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19918

Palavras-chave:

Equidade legislativa. Pessoas transexuais. Direitos fundamentais. Violência transfóbica. Dignidade da pessoa humana. Constituição Federal. ADO 26. MI 4.733.

Resumo

Este trabalho analisa a relação entre os direitos constitucionais e a realidade vivida por pessoas transexuais no Brasil, destacando a necessidade de equidade legislativa para enfrentar desigualdades históricas e estruturais. A igualdade formal, prevista na Constituição, não tem sido suficiente para garantir dignidade e proteção efetiva à população trans. A pesquisa discute as múltiplas formas de violência sofridas por essas pessoas e a ausência de dados oficiais que dificultam a criação de políticas públicas adequadas. Também é analisada a decisão do STF nas ações ADO 26 e MI 4.733, que reconheceu a omissão legislativa e passou a enquadrar a homotransfobia e transfobia como formas de racismo. Embora importante, a medida é considerada temporária, evidenciando a urgência de uma legislação penal específica. A metodologia utilizada é bibliográfica e documental. Conclui-se que garantir justiça e cidadania à população trans é uma exigência constitucional que demanda ações concretas e integradas dos poderes públicos e da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Victor Rodrigues Gomes, UNP

Graduando em Direito, Universidade Potiguar (UNP).

Samara Macedo do Nascimento, UNP

Graduando em Direito, Universidade Potiguar (UNP). 

Downloads

Publicado

2025-06-16

Como Citar

Gomes, A. V. R., & Nascimento, S. M. do. (2025). DIREITO PENAL E IDENTIDADE DE GÊNERO: DESAFIOS NA TIPIFICAÇÃO DE CRIMES DE TRANSFOBIA NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 3169–3182. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19918