A TORNOZELEIRA ELETRÔNICA COMO MEDIDA DE CONTROLE: DESAFIOS E LIMITAÇÕES NA REINTEGRAÇÃO SOCIAL DO APENADO

Autores

  • Renato Oliveira de Lima UNINORTE.
  • Marcelo Augusto Rebouças Leite UNINORTE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20019

Palavras-chave:

Tornozeleira eletrônica. Reintegração social. Sistema penal. Monitoramento eletrônico. Políticas públicas.

Resumo

À medida que o sistema penal brasileiro procura aliviar a superlotação de seus presídios, a tornozeleira eletrônica vem se firmando como alternativa concreta ao encarceramento, contribuindo tanto para diminuir a população carcerária quanto para facilitar a volta do condenado à convivência social.No entanto, desafios e limitações têm sido observados na efetividade dessa medida, especialmente no que tange à estigmatização do indivíduo monitorado e à insuficiência de políticas públicas de apoio. Este estudo, por meio de pesquisa bibliográfica, analisa criticamente a eficácia da tornozeleira eletrônica na reintegração social, destacando os principais entraves enfrentados pelos apenados e propondo reflexões sobre possíveis melhorias no sistema de monitoramento eletrônico.

431 284

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renato Oliveira de Lima, UNINORTE.

    Discente finalista do curso de Direito no Centro Universitário do Norte - UNINORTE.

  • Marcelo Augusto Rebouças Leite, UNINORTE

    Professor do curso de direito do Centro Universitário do Norte – UNINORTE. Advogado, especialista em docência do ensino superior.

Downloads

Publicado

2025-06-16

Como Citar

Lima, R. O. de, & Leite, M. A. R. (2025). A TORNOZELEIRA ELETRÔNICA COMO MEDIDA DE CONTROLE: DESAFIOS E LIMITAÇÕES NA REINTEGRAÇÃO SOCIAL DO APENADO. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 11(6), 3055-3071. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20019

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1-10 de 30

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.