A RELAÇÃO DO MONITORAMENTO ELETRÔNICO DOS APENADOS E A GEOGRAFIA

Autores

  • Laerte de Azevedo Gasque
  • Raquel Maia Borges
  • Leonardo Espineli Crizel
  • Vagner Cunha
  • Eduardo Duarte Ribeiro
  • Eduardo Araujo Vieira

Palavras-chave:

Inovação. Organização. Capacitação. Fake News. Redes Sociais. Desinformação.

Resumo

apresentamos este livro digital, uma obra que se propõe a explorar a interseção entre o monitoramento eletrônico dos apenados e a ciência geográfica. Em um mundo cada vez mais conectado e complexo, este trabalho visa lançar luz sobre a importância da geografia na compreensão e aprimoramento das práticas de monitoramento no sistema penal. Dividido em três capítulos distintos, cada um abordando aspectos específicos dessa relação, este livro promete uma análise aprofundada e reflexiva.

O primeiro capítulo, intitulado "A Monitoração", estabelece os fundamentos do monitoramento eletrônico como uma ferramenta contemporânea no sistema penal. Exploramos os propósitos, as técnicas e as implicações éticas desta prática, oferecendo uma visão abrangente das dinâmicas que envolvem a vigilância eletrônica sobre os apenados. Este capítulo serve como base para a compreensão das complexidades que se desdobram nos próximos capítulos.

O segundo capítulo mergulha nas interações específicas entre o monitoramento eletrônico e a geografia. Sob o título "A Importância do Campo Geográfico no Monitoramento", examinamos como fatores geográficos, como localização, topografia e infraestrutura, desempenham um papel crucial na eficácia e na ética do monitoramento eletrônico. Analisamos estudos de caso e considerações práticas para ilustrar como a geografia molda a implementação dessas tecnologias.

O terceiro capítulo, "Importância da Geografia em Si", amplia a perspectiva para além do monitoramento, destacando a relevância da geografia como disciplina em si. Discutimos como uma compreensão mais profunda da geografia pode enriquecer as estratégias de monitoramento, promovendo uma abordagem mais holística para o tratamento de apenados. Este capítulo inspirará a consideração não apenas da geografia como um componente instrumental, mas como uma chave para abordagens mais humanizadas no sistema penal.

Biografia do Autor

Laerte de Azevedo Gasque

Pós-Graduado em Gestão Pública – FACULDADE FOCUS - PR. Pós-Graduado em Segurança Pública e Inteligência – EDUCAMINAS – MG. Pós-Graduado em Contabilidade, Perícia e Auditoria – UNOPAR - PR
• Pós-Graduado em Rio Grande do Sul: Sociedade, Política e Cultura – FURG – RS. Graduado Administração Bacharelado – Centro Universitário das Américas - FAM. Graduado em Ciências Econômicas – FURG – RS.

Raquel Maia Borges

Graduação em Serviço Social - Faculdade União Bandeirante. Licenciatura em Ciências Sociais - Faculdade Prominas. Pós-graduação em Gestão Social - Uniasselvi. Pós-graduação em Direitos Humanos e Ressocialização - Universidade Cândido Mendes. Pós-graduação em Segurança Pública-Faculdade Unina. Pós-graduação em Educação em Unidades Prisionais.

Leonardo Espineli Crizel

UCPel. Graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo. IBRA: Pós-graduação em Dependência química, neurociência e aprendizagem. Pós-graduação em Direito processual e penal. Pós-graduação em Gestão de pessoas e liderança de equipes. Pós-graduação em Políticas públicas, gestão e ser. sociais

Vagner Cunha

Tecnólogo em segurança pública. Pós graduando em sistema prisional e execução penal.

Eduardo Duarte Ribeiro

Tecnólogo em Administração de Pequenas e médias Empresas - Universidade Norte do Parana.
PÓS-GRADUAÇÃO. Políticas e Gestão de segurança Pública ( IBRA). Gestão de Sistemas Prisionais ( IBRA)

Eduardo Araujo Vieira

Bacharel em Direito-Ucpel.  Gestão Hospitalar-Anhanguera. Pós-Graduação.  Segurança Pública. Gestão Prisional. Direitos humanos e ressocialização. Inteligência policial.

Downloads

Publicado

2023-11-16

Como Citar

Gasque, L. de A., Borges, R. M., Crizel, L. E., Cunha, V., Ribeiro, E. D., & Vieira, E. A. (2023). A RELAÇÃO DO MONITORAMENTO ELETRÔNICO DOS APENADOS E A GEOGRAFIA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11–82. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/11652

Edição

Seção

E-books

Categorias