DESAFIOS PARA A INCLUSÃO

Autores

  • Luciana Leão da Fonseca Lourenço
  • Filipe Capeletti
  • Suelen Moreira
  • Amanda Fonseca de Albuquerque
  • Andria Klug Lemões
  • Laerte de Azevedo Gasque

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8418

Palavras-chave:

Doença Mental. Educador. Inclusão.

Resumo

Na história da humanidade, existem relatos dos nascidos “castigados” por Deus, pois, por muito tempo, toda pessoa que apresentava uma doença mental era uma aberração da natureza, um castigo. Juntamente com o desenvolvimento social e científico, passou-se a estudar cada vez mais as alterações cerebrais. Já no século XIX, existiam os hospitais psiquiátricos, verdadeiros depósitos de gente. Além disso, estes locais foram usados como castigo para pessoas que não seguiam os padrões sociais. E hoje, conta-se com diferentes estudos que apresentam as mais diversas doenças mentais, desde as genéticas que surgem nas primeiras semanas de gestação como as síndromes, até as que surgem como resultado de um traumatismo craniano ou derrame que pode gerar uma deficiência ou perda de habilidades. Diante desta realidade diferenciada, os portadores de deficiência, necessidades especiais ou superdotação, por lei,devem ser matriculados nas escolas regulares. E, muitos dos professores, despreparados e sem conhecimento suficiente para uma prática docente com diferentes alunos enfrentam dificuldades em seu cotidiano. O que o governo oferece são cursos e teorias sobre como portar-se diante desta realidade imposta e, como ajuda, oferece, quando possível, um monitor para cada aluno especial. Com um olhar pedagógico, para o sucesso educacional, se faz necessário muita dedicação e estudo por parte de todo professor que pretende atuar na rede educacional. E ainda, é indispensável um estudo para quais os alunos “especiais” esta realidade é benéfica.

Biografia do Autor

Luciana Leão da Fonseca Lourenço

Licenciatura em Letras/ Português e respectivas Licenciaturas. Pós-graduação: Análise Criminal/ Políticas Públicas/     Gestão do Sistema Prisional / Gestão Pública/Segurança Pública. 

Filipe Capeletti

Bacharel em Direito Pós-graduação em Direito Penal Pós-graduação em Administração de Pessoas Pós-graduação em Gestão do Sistema Prisional.

Suelen Moreira

Graduação em Educação Fisica. 

Amanda Fonseca de Albuquerque

Graduação Direito. 

Andria Klug Lemões

Graduação em Enfermagem Pós-graduação em UTI, Urgência e emergência. 

Laerte de Azevedo Gasque

Graduação em Ciências Econômicas. Pós-graduação em Sociedade e Política do Rio Grande do Sul. Pós-graduação em Contabilidade, Perícia e Auditoria. Pós-graduação em Segurança Pública e Inteligência. 

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

Lourenço, L. L. da F. ., Capeletti, F. ., Moreira, S. ., Albuquerque, A. F. de ., Lemões, A. K. ., & Gasque, L. de A. . (2023). DESAFIOS PARA A INCLUSÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 373–385. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8418