O AGENTE PRISIONAL E A SUA CRISE DE IDENTIDADE: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES DA SEGURANÇA PÚBLICA

Autores

  • Luciana Leão da Fonseca Lourenço
  • Filipe Capeletti
  • Suelen Moreira
  • Amanda Fonseca de Albuquerque
  • Andria Klug Lemões
  • Laerte de Azevedo Gasque

Palavras-chave:

Administração Pública. Capacitação. Formação Profissional. Segurança Pública.

Resumo

O agente prisional é um membro da segurança pública no orbe brasileiro que tem como principal responsabilidade o cuidado com a segurança interna das unidades prisionais. Diante da complexidade desse trabalho e da responsabilidade que envolve, os agentes prisionais estão enfrentando uma crise de identidade, pois há uma grande desigualdade entre as tarefas que lhes são exigidas e as condições de trabalho oferecidas. Essa crise é agravada pela precariedade da formação e capacitação profissional dos servidores da segurança pública brasileira, que não são preparados para o desempenho de suas tarefas, dificultando o cumprimento de sua missão. Nesta apresentação, pretende-se discutir a crise de identidade que os agentes prisionais vêm enfrentando, bem como as formas de superar as desigualdades existentes na formação profissional dos servidores da segurança pública brasileira. Para tanto, serão analisadas as principais características da formação profissional dos servidores da segurança pública, bem como as políticas públicas que buscam promover a qualificação desses servidores. Além disso, serão abordadas as possíveis soluções para o problema, como o aumento da capacitação e formação profissional dos servidores da segurança pública, bem como a implementação de medidas para melhorar as condições de trabalho dos agentes prisionais.

Uma das premissas para o aprimoramento das condições de trabalho, está centrada na formação profissional dos servidores da segurança pública, enquanto processo que tem em vista, melhorar as habilidades, conhecimentos e competências dos agentes que atuam na segurança pública.

Estes servidores, no desempenho das suas funções, são formados através de cursos de formação inicial e continuada, qualificação profissional, formação técnica e educação para a segurança pública, entre outros. 

O fito destes processos formativos se insere em capacitar os servidores para atuarem eficazmente e com responsabilidade nas suas atividades. Além disso, a formação profissional dos servidores da segurança pública também tem como objetivo aprimorar a qualidade de serviços oferecidos pela segurança pública, aprimorar a gestão dos recursos humanos e tecnológicos e aprimorar os mecanismos de controle da segurança pública.

Em condição preambular, convido o nobre leitor a esmiuçar este livro para a promoção de discussões sobre tema coevo e com implicações no cotidiano da população brasileira.  

Os autores,

 

Biografia do Autor

Luciana Leão da Fonseca Lourenço

Pós-graduação: Análise Criminal/ Políticas Públicas/ Gestão do Sistema Prisional / Gestão Pública/ Segurança Pública. Licenciatura em Letras/ Português e respectivas Licenciaturas.

 

Filipe Capeletti

Pós-graduação em Direito Penal. Pós-graduação em Administração de Pessoas. Pós-graduação em Gestão do Sistema Prisional. Bacharel em Direito

 

Suelen Moreira

Graduação em Educação Física.

 

Amanda Fonseca de Albuquerque

Graduação Direito

 

Andria Klug Lemões

Pós-graduação em UTI, Urgência e emergência. Graduação em Enfermagem

 

Laerte de Azevedo Gasque

Pós-graduação em Sociedade e Política do Rio Grande do Sul. Pós-graduação em Contabilidade, Perícia e Auditoria. Pós-graduação em Segurança Pública e Inteligência. Graduação em Ciências Econômicas.

 

Downloads

Publicado

2023-02-14

Como Citar

Lourenço, L. L. da F. ., Capeletti, F. ., Moreira, S. ., Albuquerque, A. F. de ., Lemões, A. K. ., & Gasque, L. de A. . (2023). O AGENTE PRISIONAL E A SUA CRISE DE IDENTIDADE: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES DA SEGURANÇA PÚBLICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 21–50. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/8457

Edição

Seção

E-books

Categorias