UMA NOBRE MISSÃO: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR NO ESTADO DO AMAZONAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23517

Palavras-chave:

Formação de Oficiais. Identidade Militar. Polícia Militar do Amazonas. Pedagogia Militar. Socialização Organizacional. Ritos de passagem. Hierarquia e Disciplina.

Resumo

O presente artigo aborda a formação da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), com foco no processo de construção da identidade militar e nos métodos de treinamento empregados. O campo da segurança pública, em especial a formação de seus líderes, é complexo, sendo o desenvolvimento da identidade do oficial fundamental para sua trajetória profissional. A pedagogia militar é central nesse processo, sendo definida como a ciência e filosofia da práxis educativa fundamentada no militarismo que visa a conformação psicofísica, ética e moral dos sujeitos. Além disso, o adestramento visa forjar um perfil padrão, o qual valoriza a conformação psicossomática e a interiorização de valores normativo-legais, o discurso policial e o espírito de corpo. Por fim, A assimilação dos valores militares é analisada sob a perspectiva dos ritos de passagem e do alinhamento a cultura organizacional militar da PMAM na busca por um perfil do oficialato que se adapte ao sistema militar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lincon de Oliveira Bernardes, UEA

Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Bacharel em Segurança Pública e Social pela Universidade Federal Fluminense. Cadete da Polícia Militar do Estado do Amazonas. 

                                                                                                                                                                                                       

Lucas Emanuel Bastos Polari, UEA

Doutorando em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Mestre em Administração pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Bacharel em Direito pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. Bel. em Segurança Pública e do Cidadão pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Oficial da Polícia Militar do Amazonas e Docente do curso de bacharelado em Segurança Pública e Cidadania na Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Este é Orientador do artigo.

                                                                                                                                                                                                       

Denison Melo de Aguiar, UEA

Pós-Doutor UniSalento (Itália-2024), Doutor em Direito. Doutor em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGD/ UFMG). Mestre em Direito Ambiental pelo Programa de Pós- Graduação em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas (PPGDA/ UEA). Advogado. Graduado em Direito pela Universidade da Amazônia (UNAMA/PA). Professor de ensino superior do curso de Direito da UEA. Professor da Academia de Polícia Militar do Amazonas (APM-PMAM). Professor de ensino superior do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA). Coordenador da Clínica de Mecanismos de soluções de Conflitos (MArbiC/UEA). Coordenador da Clínica de Direito e Cidadania LGBTI (CLGBTI/UEA). Coordenador da Clínica de Direito dos Animais (YINUAKA-UEA). Editor-chefe da Revista Equidade. Integrante do Grupo de pesquisa Desafios do Acesso aos Direitos Humanos no Contexto Amazônico da Escola Superior da magistratura do Amazonas (ESMAM). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, cidadania e Direitos Humanos (PPGSP/UEA). Este é co-orientador do artigo.

                                                                                                                                                                                                       

Downloads

Publicado

2026-01-05

Como Citar

Bernardes, L. de O., Polari, L. E. B., & Aguiar, D. M. de. (2026). UMA NOBRE MISSÃO: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR NO ESTADO DO AMAZONAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(1), 1–16. https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23517